A prefeitura de Pindamonhangaba fez o lançamento do programa “Composta Pinda” que visa incentivar a prática de compostagem de resíduos orgânicos em domicílios, escolas, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais da cidade.
A apresentação do projeto foi realizada no no Parque da Cidade e contou com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, convidados e alunos da Rede Municipal da Educação.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin explicou sobre esse primeiro momento do projeto. (VÍDEO)
A compostagem é um processo simples e natural de reciclagem de matéria orgânica. Cerca de 50% do lixo orgânico gerado pelos munícipes são compostos por material orgânico, que é um resíduo nobre oriundo da nossa alimentação, sendo a técnica uma forma de conscientizar a população e promover a prática da compostagem, através de informações e orientações que ajudem a multiplicá-la na comunidade em que vivem e contribuir com o meio ambiente.
O processo é feito através de um dos diversos modelos existentes de composteira que traz um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, que não possui cheiro, não atrai insetos, nem animais indesejáveis.
A dimensão e modelo da composteira depende da quantidade de resíduos orgânicos gerados por dia.
Em cerca de 2 a 3 meses o resíduo estará transformado em composto orgânico que poderá ser utilizado em hortas, vasos ou no plantio de outras mudas.
A secretária de Meio Ambiente ainda explicou que o próximo passo do programa será levá-lo para as escolas municipais.
Luciana Ferreira, secretária de Educação, que também participou do evento, destacou importância do programa para a Rede Municipal de Educação.
O Composta Pinda foi instituído através do projeto de Lei nº 17/2023, de autoria do Poder Executivo, aprovado em sessão do dia 7 de março na Câmara Municipal de Vereadores de Pindamonhangaba.
Programa “Composta Pinda”
Projeto de Lei nº 17/2023, de autoria do Poder Executivo, que “Institui o Programa ‘Composta Pinda’, de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos em domicílios, escolas, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais no Município de Pindamonhangaba”. O projeto foi aprovado na sessão do dia 7 de março de 2023 da Câmara de Vereadores.