Em preparação para a Solenidade de Pentecostes, celebrada em 28 de maio, o Santuário Nacional de Aparecida dá início, nesta terça-feira (16), à Novena de Pentecostes. A oração ocorre até o próximo dia 26, exceto no sábado (20) e domingo (21), na Basílica Histórica, às 19h30.
O dia de Pentecostes, para os cristãos, encerra o período Pascal na liturgia da Igreja. A data é celebrada 50 dias após a Ressurreição de Jesus. Ela faz memória da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria, como apresentado nos registros bíblicos. Além disso, marca o nascimento de uma Igreja Missionária, como explica o missionário Redentorista, padre Camilo Júnior.
“Pentecostes marca o nascimento da Igreja missionária, quando os discípulos vão compreendendo que agora são eles que devem continuar os gestos de amor de Jesus neste mundo. A Igreja se descobre em constante saída, como tão bem tem falado o Papa Francisco. Uma Igreja que vai às periferias do mundo, porque o Espírito nos impulsiona para levar a Palavra de Jesus onde não existe mais sinal de esperança”, comenta o padre.
Para guiar as reflexões destes nove dias de oração, a novena deste ano tem como tema central “Doce alívio, vinde nos trazer o descanso nos sofrimentos! ”. Outros subtemas serão abordados ao longo da semana, sendo:
1º Dia – Espírito de Deus curai os enfermos!
2º Dia – Consolo que acalma, afastai as aflições!
3º Dia – Hóspede da Alma, libertai-nos dos vícios!
4º Dia – Luz bendita, iluminai nossas palavras!
5º Dia – Chama do Amor, consumi-nos na caridade!
6º Dia – Unção Divina, ungi-nos com o perdão!
7º Dia – Pai dos pobres, alimentai os famintos!
8º Dia – Intercessor Perfeito, aumentai nossa fé!
9º Dia – Doador dos Dons guiai vossa Igreja!