Com o slogan “Reciclar é mais que uma atitude, é um compromisso com o futuro”, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Jadyr Salles, de Porto Ferreira, criaram um projeto de conscientização sobre a importância do descarte correto e da reciclagem de resíduos sólidos.
Por meio de uma campanha de marketing nas redes sociais, o grupo organizou um mutirão para arrecadar materiais recicláveis nesta quarta-feira (17), data em que é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Batizada de Reciclatec, a iniciativa foi idealizada pelos alunos André Hissnauer, Ana Beatriz Alcaide, Fernanda Ramalho e Giovanna Pedro, do Ensino Médio integrado ao Técnico (M-Tec) em Administração. Além de engajar a comunidade, os jovens pretendem comercializar os itens coletados e utilizar os recursos no financiamento de atividades do grêmio estudantil.
Ética e cidadania
Os organizadores contam que a proposta começou a ser executada em abril, quando conseguiram uma doação de tintas para identificar as tampas das lixeiras de acordo com as cores da coleta seletiva: amarelo (metal), azul (papel), vermelho (plástico) e verde (vidro).
“A partir de então, foram planejadas as ações nas redes sociais, incluindo a publicação de vídeos e o sorteio de chocolates para quem postar fotos e marcar o perfil do grêmio no dia do mutirão”, explica André, de 16 anos, que também é o atual presidente do grêmio Futuratec.
A realização do projeto contou com o apoio da coordenadora pedagógica da unidade, Tatiana Regina Jorge Monteiro, e do orientador educacional, Eli de Marchi Júnior.
Para Tatiana, a iniciativa serve de exemplo pela postura ética e cidadã dos estudantes. “É cada vez mais urgente incentivar nos jovens a responsabilidade com o meio ambiente, como forma de garantir um planeta sustentável para as próximas gerações”, ressalta.
É possível acompanhar as ações do Reciclatec nos perfis da Etec de Porto Ferreira e do grêmio Futuratec no Instagram.