A exposição itinerante ‘Percurso’ do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, integrado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, com a participação da artista convidada Erica Sanches, é atração no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba.
A mostra pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 30 de julho, à Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 260, no bairro Jardim Boa Vista.
A exposição ‘Percurso’ é fruto da pesquisa desenvolvida para o ‘Projeto Origens’, criado em 2011, onde os artistas do Ubuntu, a partir de um processo de observação e estudos de formas e grafismos, recuperam a cerâmica Tupiguarani.
Para tanto, os ceramistas efetuaram estudos a partir de fragmentos arqueológicos provenientes de alguns sítios pesquisados no Vale do Paraíba, bem como pesquisas junto ao acervo do MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí, com destaque para as peças recuperadas do Sítio Caninhas, localizado no município de Canas.
Assim, em seu ‘Percurso’, os artistas recriam esses objetos numa perspectiva que valoriza a cultura indígena em suas diversas dimensões, incluindo fatores emocionais coletivos e elementos racionais históricos e culturais, além do potencial criativo de cada um. A exposição, portanto, leva a repensar formas, texturas, acabamentos e queimas, estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro de uma tradição cultural, neste caso, da Tradição Tupiguarani.
A exposição ‘Percurso’ ocorre com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e Espaço Hartãt Acervo Indígena.