Os princípios que norteiam a conduta dos integrantes de uma das maiores redes de educação profissional pública do País ganharam uma referência com a publicação do Código de Ética do Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.
Aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do CPS, o documento foi publicado no Diário Oficial, na edição da última terça-feira (16).
De acordo com a vice-diretora-superintendente e presidente do Comitê de Compliance do CPS, Emilena Lorenzon Bianco, a publicação reforça os valores de uma cultura organizacional orientada pela inclusão e valorização do desenvolvimento humano.
“Além de preparar bons profissionais para o mercado de trabalho, é nosso dever formar cidadãos honestos e comprometidos com a sociedade. E a melhor forma de ensinar esses princípios é praticando o bom exemplo”, ressalta.
‘Maneira CPS de ser’
Voltado a todos gestores, professores, servidores, estagiários e demais colaboradores, que atuam direta ou indiretamente nas unidades ou na Administração Central da instituição, o Código de Ética tem como propósito expressar a “maneira CPS de ser”, pautada pela integridade em todas as atividades do dia-a-dia.
O conteúdo foi elaborado após uma consulta pública para garantir abrangência e representatividade na escolha dos temas abordados, como combate ao assédio, ambiente de trabalho saudável, conflito de interesses, ética nas mídias digitais, segurança da informação, diversidade, inclusão, gestão participativa, responsabilidade ambiental e social, entre outros.
Em formato online, a publicação apresenta um design moderno e dinâmico, com ilustrações e links de acesso a materiais complementares, incluindo a possibilidade de atualizações para manter o conteúdo sempre em conformidade com os valores institucionais e a legislação vigente.