publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha participa da 27ª Reunião do Comitê de Cooperação Conjunto Brasil-França para Submarinos

A reunião teve por objetivo mensurar e apresentar os avanços no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) no período compreendido entre o 2º semestre de 2022 e os dias atuais.

A reunião teve por objetivo mensurar e apresentar os avanços no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) no período compreendido entre o 2o semestre de 2022 e os dias atuais. (Foto: Divulgação/MB)

No dia 25 de maio, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, acompanhado por representantes do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Economia e da Advocacia- Geral da União, co-presidiu a 27a Reunião do Comitê de Cooperação Conjunto Brasil-França para Submarinos (CCCBF), realizada em Paris.

A reunião teve por objetivo mensurar e apresentar os avanços no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) no período compreendido entre o 2º semestre de 2022 e os dias atuais. Esse detalhamento consistiu na avaliação das metas contratuais da construção dos três submarinos diesel-elétricos (S-BR) da Classe “Riachuelo” (“Humaitá”, “Tonelero” e “Angostura”), da infraestrutura industrial do Complexo Naval de Itaguaí (CNI) e da obtenção do primeiro Submarino convencionalmente armado com Propulsão Nuclear (SCPN).

O CCCBF, criado em decorrência do Acordo assinado em 23 de dezembro de 2008 entre os Governos do Brasil e da França, tem o propósito de supervisionar a adequada execução das cooperações definidas no Acordo, manter-se atualizado sobre o progresso dos contratos subsequentes, pesquisar e implementar soluções apropriadas ao surgimento eventual de óbices na cooperação, apresentar a prestação de contas de seus trabalhos a cada semestre e, sobretudo, contribuir para fortalecer os laços de amizade e parceria estratégica entre as duas Nações.

Botão Voltar ao topo