O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferece 40 vagas para curso de graduação gratuito no segundo semestre de 2023, em Jacareí. A seleção será feita por meio do Vestibular Enem IFSP, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos.
As aulas do curso de educação superior em Pedagogia (Licenciatura), no campus Jacareí, são presenciais, de segunda à sexta, no turno da noite, das 19h até 22h35.
Os inscritos poderão utilizar as notas obtidas nas edições do Enem de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, desde que não tenham sido eliminados em alguma das provas ou obtido zero na redação.
As inscrições podem ser realizadas até 13 de junho. Não há cobrança de taxa de inscrição. Todos os cursos são gratuitos, sem a cobrança de matrícula ou de mensalidade. Só é permitida uma inscrição por candidato.
As matrículas da primeira convocação devem ser realizadas a partir de 26 de junho. Os horários e os procedimentos para a realização das matrículas em 1ª convocação serão divulgados no dia 23 de junho.
As informações sobre vagas remanescentes serão oferecidas pelo próprio campus de escolha do candidato. Acompanhe o site dos campus em https://www.ifsp.edu.br/sobre-o-campus.
Ao todo, são 840 vagas em todo o Estado de São Paulo. As vagas para os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia são oferecidas em 10 campus: Bragança Paulista, Boituva, Campinas, Campos do Jordão, Guarulhos, Jacareí, Presidente Epitácio, São Carlos, São Paulo e São Roque.
>> Para fazer a inscrição, veja todos os documentos e as informações necessárias no site do Vestibular Enem IFSP em https://ifsp.edu.br/vestibularenem2023.
Reserva de vagas
O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o ensino médio, integralmente, em instituições públicas brasileiras de ensino. Também há vagas destinadas a candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.