Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), a ‘Semana Integrada do Meio Ambiente 2023’ (SIMA 2023) começa oficialmente na quinta-feira (1º), e traz o tema “Mudanças Climáticas: o que eu tenho a ver com isso?”, convocando os munícipes a dialogar e refletir sobre como cada um pode contribuir para mitigar e minimizar os impactos das alterações climáticas no cotidiano da cidade.
Com diferentes atividades e ações, a SIMA 2023 pretende trazer informações, dados e vivências para que o tema possa ser melhor compreendido, ao longo de sete dias com intensa programação, que irá alcançar todas as regiões de Jacareí.
“É propor o debate e chamar para a ação. É possível atuar de forma mais consciente, comprometida e responsável nas questões socioambientais e a gente quer cumprir este papel de informar, sensibilizar e conscientizar”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.
A programação completa, no site da Prefeitura de Jacareí e no Instagram do NEA (clique aqui), também disponibiliza detalhes de todos os eventos e como participar.
São diversas atividades como oficinas, palestras, passeios educativos e muitas outras opções. As redes sociais da Prefeitura, como Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok também terão postagens especiais sobre o evento.
Veja, a seguir, a programação completa da SIMA Jacareí 2023:
Quinta-feira, dia 1
9h – Pit stop do NEA – Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí, no Cruzamento da Av. Bernardino de Campos com a Praça Raul Chaves, no centro.
14h – 32º Encontro “Diálogos ProMEA em Ação” com o tema “Mudanças Climáticas: a cidade como foco!”, na ETEC (Av. Nove de Julho, 745 – Centro)
19h – Evento online (aberto ao público) no Canal do Youtube Lixo Zero Jacareí (clique aqui), com a apresentação do Vídeo Institucional da SIMA 2023; Palestra “Mudanças Climáticas: não há planeta ‘B’ e nem tempo a perder”, com o Prof. Dr. Wilson Cabral de Sousa Jr. (ITA), e Palestra “Mudança/Emergência Climática e Desastres Naturais: tem dedo nosso aí?”, com Antônio Guerra (CEMADEN). A mediação será do Professor. Gerson de Freitas Jr. (FATEC Jacareí).
Sexta-feira, dia 2
9h – Oficina Seed Ball e Plantio de Árvores Nativas com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí, no Viveiro Municipal “Seo Moura” (Estrada Teófilo Theodoro Rezende, 39 – Campo Grande). Parceria com a E.E. José Simplício.
19h – Evento online (aberto ao público) no Canal do Youtube Lixo Zero Jacareí (clique aqui), com acolhida, e sensibilização por meio de Contação de História, com a professora Nazaré Lelé; seguida da palestra “Urbanismo, Qualidade de Vida e Mudanças Climáticas”, com Monique Bruna Silva do Carmo (UNIVAP); palestra “Biodiversidade e Urgências Climáticas: adaptações necessárias”, com Sandra Steinmetz (Ambiental Consulting). A mediação será de Felipe Augusto Santos (Metamorphosis).
Sábado, dia 3
8h – Oficina de Bioconstrução com a equipe do NEA – Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí, no Viveiro Municipal “Seo Moura” (Estrada Teófilo Theodoro Rezende, 39 – Campo Grande). São 25 vagas disponíveis, mediante inscrição clicando aqui.
8h30 – Rodas de Conversa na ETEC (Av. Nove de Julho, 74 – Centro), com os temas “EcoParque: um olhar para o Aterro Sanitário da Cidade”, com Camila Silva (Concessão Ambiental); “ProMEA – Programa Municipal de Educação Socioambiental”, com Rose Silva (NEA); “Cooperativa Jacareí Recicla: contribuições à cidade”, com as equipes da Cooperativa Jacareí Recicla e NEA Jacareí.
10h – Pit-Stop “Água: precisamos preservar”, com as equipes do SAAE Jacareí e NEA Jacareí, no semáforo da Praça Conde Frontin.
14h – Contação de Histórias no Parque dos Eucaliptos (Av. Nove de Julho, s/n – Centro), com Claudiane Oliveira, professora, contadora de história, educadora ambiental e apaixonada pela natureza. Aberto ao público.
15h – Oficina “Boneco de Gravetos: brincando com a natureza”, no Parque dos Eucaliptos (Av. Nove de Julho, s/n – Centro), com a equipe do NEA Jacareí. Aberto ao público.
Domingo, dia 4
Das 9h às 16h30 – Edição especial do “Viver o Viveiro”, no Viveiro Municipal “Seo Moura” (Estrada Teófilo Theodoro Rezende, 39 – Campo Grande), com diversas trilhas ecológicas, aula aberta de Yoga com Danielle Gonçalves, Oficina “Carimbo de Folhas: colhendo e registrando o outono”, doação de mudas de Plantas medicinais, e show da banda Madre Terra, às 15h. Aberto ao público.
Segunda-feira, dia 5
8h e 14h – Mobilização Socioambiental “Mudanças Climáticas: eu faço a minha parte!”, na E E “Prof.ª Darci Lopes” (Rua Professora Olinda de Almeida Mercadante, 3925, Jardim Paraíso), com a equipe do NEA Jacareí e comunidade escolar.
15h – Intervenção Artística “Afinal, qual a relação do “lixo” com as mudanças climáticas?”, no Pátio dos Trilhos, com o NEA Jacareí. Aberto ao público.
17h – Vivência de Danças Circulares “Dançando a Natureza”, com os focalizadores Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, no Parque da Cidade (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 489 – Centro). Aberto ao público.
Terça-feira – dia 6
8h – Atividade Educativa de Sensibilização Ambiental Saúde nota 10 “Encontre os Erros”, com o NEA Jacareí, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Davi Monteiro Lino, 3595).
10h – Oficina sobre PANC com o NEA Jacareí, no SIM – Serviço Integrado de Medicina (R. Tietê, 222-270, Jardim Paraíba).
13h – Atividade Educativa de Sensibilização Ambiental Saúde nota 10 “Encontre os Erros”, com o NEA Jacareí, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Davi Monteiro Lino, 3595).
15h – Oficina sobre PANC com o NEA Jacareí, no SIM – Serviço Integrado de Medicina (R. Tietê, 222-270, Jardim Paraíba).
Quarta-feira, dia 7
13h – Atividade Educativa de Sensibilização Ambiental Saúde nota 10 “Encontre os Erros”, com o NEA Jacareí, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Davi Monteiro Lino, 3595).