Os vereadores de Pindamonhangaba promoveram nesta terça-feira, dia 30 de maio, um dos Atos festivos mais importantes do ano: a sessão Solene em comemoração ao Dia do Assistente Social. Reunidos no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, autoridades, convidados e homenageados tiveram a oportunidade de vivenciar momentos e histórias de emoção, gratidão e reconhecimento ao trabalho desses profissionais.
A Sessão Solene em comemoração ao “Dia Municipal do Assistente Social” foi solicitada pelo Requerimento nº 2.132/2023, de autoria do Vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, em atendimento à Lei nº 6.441/2021.
Presidida pelo vereador Herivelto Vela, a Mesa Diretora contou com a presença dos vereadores Norberto Moraes (Presidente da Câmara), José Carlos Gomes – Cal (Vice-Presidente), da Secretária Adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo (representou o Prefeito, Dr. Isael Domingues e a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda) e da Assistente Social e oradora oficial da noite, senhora Monique Mara Mimoso Dias. Também estavam presentes a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e os vereadores Marco Aurélio de Souza Mayor – Pastor Marco Mayor, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Prof. Felipe Guimarães e Carlos Moura – Magrão.
Na abertura dos trabalhos, o vereador Herivelto Vela demonstrou toda a sua satisfação por estar realizando essa sessão solene e receber na Casa Legislativa “os profissionais de Assistência Social que fazem a diferença em nossa cidade”.
Oradora Oficial: “amor e respeito ao direito do próximo”
Em seguida, a oradora oficial, Monique Mara Mimoso Dias, usou a palavra. Ela abriu seu pronunciamento frisando que “é uma honra e muito orgulho que estamos aqui hoje para homenagearmos e celebramos a profissão do Assistente Social”. Visivelmente emocionada, Monique declarou que “assim como vários profissionais, a função do Assistente Social é de extrema importância e relevância em toda a comunidade. Atendemos diariamente a população menos favorecida, muitos em situações de risco e extremamente vulneráveis”. De acordo com a oradora oficial, “vocês são verdadeiros heróis, guerreiros em nossa comunidade que lutam diariamente para garantir que as pessoas mais necessitadas tenham acesso aos serviços e aos recursos necessários para terem uma vida digna e uma melhor qualidade de vida”.
Para Monique Dias, “o trabalho dos assistentes sociais exige muito esforço, dedicação, noites sem dormir, mas mais do que isso, exige amor e respeito ao direito do próximo. Por isso, deixo aqui minha profunda admiração, respeito e agradecimento por tudo que esses profissionais fazem por nossa Pindamonhangaba”.
Diplomas e reconhecimento
Na sequência, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba prestou homenagens aos profissionais da cidade. Foram contemplados com Diplomas de “Honra ao Mérito” as seguintes assistentes sociais Ana Carolina Lezzo, Karina Pereira Citro, Marcia Siqueira Pereira, Maria Fernanda Corrêa da Silva Ribeiro, Patricia Cristina Galvão, Solange Maria de Oliveira Mello, Monique Mara Mimoso Dias e o assistente social, Carlos Adriano Ferreira Alves.
Encerramento
Após a entrega das honrarias, o Presidente da Mesa Diretora da Sessão Solene, vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, promoveu o encerramento do ato solene. Ele agradeceu a todos – convidados, autoridades e familiares – pela presença e aos homenageados pela participação. Vela destacou em seu discurso, a valorização do profissional de serviço social. “Quando converso com a Secretaria de Assistência Social eu vejo e sinto a valorização dos trabalhos em nossa cidade. Percebo que esses profissionais estão sempre trabalhando no auxílio às famílias e às pessoas em situação de vulnerabilidade”.
Vela finalizou seu pronunciamento enfatizando que “precisamos olhar com muito carinho pelos menos favorecidos e não deixar que essas pessoas sejam marginalizadas. Essas pessoas necessitam de um olhar mais próximo, com mais respeito e dignidade. Viva o Serviço Social em Pindamonhangaba”.