O dia 4 de junho de 2023 ficará marcado na história da Porsche Cup C6 Bank Mastercard pela primeira vitória de uma mulher em seus mais de 19 anos de existência e 451 corridas realizadas.
A catarinense Antonella Bassani, de 17 anos de idade, é a primeira mulher a vencer no Brasil com os carros de competição mais produzidos no planeta.
Pioneira integrante do programa Young Racing Academy, lançado pela categoria em 2023, a pilota largou em primeiro lugar a corrida do grid invertido da classe Sprint Challenge e liderou todas as voltas da prova, com direito a melhor volta da corrida em sua trajetória no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
Mais cedo, em outra jornada muito movimentada pela Carrera Cup, Marçal Muller avançou para a liderança do campeonato favorecido por uma soberba largada.
O competidor do Porsche #544 saltou de sexto para terceiro no apagar das luzes e depois soube atacar para vencer pela segunda vez em 2023. Ele ultrapassou Nicolas Costa no topo da tabela de pontos com metade do campeonato de sprint realizado.
Já o certame da Challenge viu Marcelo Tomasoni desgarrar na frente. O competidor no Porsche #5 fechou a rodada dupla de Goiânia com dois segundos lugares e chega a 50% do calendário com margem de 12 pontos sobre o segundo colocado e vencedor da véspera, Cristian Mohr.
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard retorna a Interlagos nos dias 15 e 16 julho, para a quarta etapa de sprint do calendário.
As Corridas
Carrera Cup
Piloto da classe Sport, Lucas Salles foi muito bem na largada, saltando de terceiro lugar para a liderança. Muller saiu de sexto para terceiro e logo pressionou Franco Giaffone pelo segundo lugar. O pole Nelson Monteiro caiu para quarto lugar na primeira volta. Em 12º, João Barbosa liderava na classe Rookie.
Miguel Paludo foi de 25º para 17º na volta inicial, enquanto Alceu Feldmann avançou de 26º e último para 19º.
Na terceira volta, Neugebauer passou Monteiro. Paludo já era 13º e Feldmann 16º. O safety car então foi acionado pela primeira vez no fim de semana, após contato entre os carros de Raijan Mascarello e Gustavo Farah.
A relargada veio na volta 6, com Muller passando Giaffone para ser vice-líder. Neugebauer tentou seguir a linha, mas Franco vendeu caro a terceira posição.
Na abertura da volta 9 Muller alcançou Salles e abriu ataque pela vitória. Catapultado pela melhor volta da prova, Neugebauer veio na cola.
Na volta 11, Muller passou Salles por fora assumindo a liderança. Nicolas Costa entrou no top5 superando Nelson Monteiro na mesma volta.
Na seguinte Neugebauer passou Salles e Giaffone seguiu a linha. Assim o #8 avançou para segundo lugar e o #3 para terceiro, com a liderança na Sport. Salles era quarto no geral.
Paludo, por sua vez, continuava sua escalada e era oitavo na volta 12. Já Feldmann teve seu avanço prejudicado por um drive-thru, fruto de contato com o carro de Ayman Darwich em disputa por posição.
Na volta 14, João Barbosa e Bruno Campos disputavam cada palmo de asfalto pela liderança na Rookie.
Costa passou Salles na 15ª volta, assumindo o quarto lugar. Paludo aparecia em sétimo, enquadrando o carro de Nelson Monteiro e já com Lucas Salles em seu campo visual. Campos passou Barbosa na volta 17, para liderar entre na Rookie.
Muller venceu com autoridade pela segunda vez no ano, para liderar o campeonato. Werner recebeu a bandeirada em segundo. Giaffone foi terceiro, vencendo na Sport. Costa e Salles completaram o pódio.
Combativo, Paludo ainda passou Monteiro antes da bandeirada, terminando em sexto. Em 11º Bruno Campos venceu na Rookie.
Sprint Challenge
A pole Antonella Bassani sustentou a liderança na largada. Miguel Mariotti saltou de quarto para segundo. Josimar Junior sustentou a terceira posição, com Marcelo Tomasoni avançando de quinto no grid para quarto. Artur Ramos fechou a primeira volta no top5, depois de avançar dois postos. O grande prejuízo da largada ficou com Sadak Leite, caindo de segundo no grid para sétimo.
O safety-car foi acionado por uma volta, para resgatar carros acidentados na área de escape da curva 1. Na relargada, Antonella sustentou a liderança, seguida por Mariotti, Josimar, Tomasoni e Artur Ramos –este, liderando na Sport. Em 11º, Celio Brasil era o melhor da classe Rookie.
As primeiras voltas tiveram um salto formidável de Gustavo Zanon. Ele havia conquistado sete posições em duas voltas sob bandeira verde.
Na volta 7, Josimar mergulhou por dentro de Mariotti, mas perdeu o controle do carro após a ultrapassagem. Ele retornou em 17º.
Na metade do tempo regulamentar da prova, Antonella tinha 3.5s de vantagem sobre Mariotti. Tomasoni era terceiro. Em quarto, Artur Ramos liderava na Sport, à frente de Artur Ramos. Celio Brasil seguia na ponta da Rookie.
Tomasoni então conseguiu avançar para a vice-liderança na volta 9. Simultaneamente, Sadak Leite perdeu ritmo e foi ultrapassado por Cristian Mohr.
Na volta 11, Junqueira e Mohr passaram por Mariotti, em lance no qual houve leve contato entre os carros #16 e #21.
Mas Mariotti não conseguiu continuar no mesmo ritmo e logo foi acossado por Eduardo Taurisano, que havia largado em 21º e vinha com um consistente sexto lugar.
Antonella venceu com autoridade, com Tomasoni em segundo. Junqueira foi terceiro, ganhando na Sport. Mohr cruzozu a linha em quarto e Taurisano teve seu empenho recompensado com a ultrapassagem pelo pódio na volta final. Em 14º, Celio Brasil repetiu a vitória da véspera na Rookie.
O que eles disseram:
“Eu ainda não tenho noção do tanto que isso representa. No Velocitta fiz a primeira pole de uma mulher na Porsche Cup Brasil e agora uma vitória. Isso é para provar que lugar de mulher é onde ela quiser. Foi uma corrida muito disputada, o começo era importante abrir pelo pneu zero e administrar essa vitória na liderança.”
Antonella Bassani
“Fiquei sabendo há pouco da liderança. Foi uma corrida muito desgastante, exigente para os pneus, mas felizmente deu tudo certo e tenho que agradecer a todos que torceram por mim e à Farben, minha patrocinadora”
Marçal Muller
“Acho que foi um fim de semana inteiro muito especial para mim, andando mais na frente. Tinha muita dificuldade em classificar e hoje fiquei muito contente. É meu segundo pódio no geral, de novo em terceiro. Consegui acompanhar o Marçal e o Werner, o que é muito gratificante para mim. Estou muito feliz”
Franco Giaffone
“Foi muito bom. Fizemos no sábado uma corrida de estratégia para conseguir largar legal no domingo. Aí no domingo, largando junto com o pelotão, a performance estava lá. A equipe preparou um carro muito bom até o final, que foi decisivo para a vitória. Agora vamos para Interlagos com outro nível de animação”
Bruno Campos
“Tratei de minimizar o prejuízo. É sempre complicado zerar a corrida de sábado, mas hoje felizmente foi possível recuperar. A prova é curta, tem 25 minutos apenas, e ainda houve um safety-car que acabou me favorecendo um pouco. Fiz a corrida inteira sem tocar ninguém, então foi um dia bem positivo. O campeonato é longo e tem descartes. Vamos continuar brigando para não cometer o mesmo erro de largar no meio do pelotão, em sétimo como ontem. Isso dita bastante sobre o desfecho das corridas. O foco agora é Le Mans. Essa noite embarco para lá e vamos desfrutar dessa corrida, estou muito feliz por essa oportunidade”
Miguel Paludo
“A gente não conseguiu um bom acerto do carro para essa etapa. Alguma coisa estava faltando para a gente. Trabalhamos muito duro. Ficamos até as 19h no sábado. Cara, faltava um pouquinho. Mas ser consciente para o campeonato acho que é o mais importante de tudo. Perdi o campeonato no ano passado por isso. Então, quando larguei em quinto pelo grid invertido, quando consegui assumir a segunda posição, a Antonella já tinha aberto vantagem. E eu já tinha aberto um pouco para o terceiro. E foi como ontem: a gente trouxe o carro para casa, tranquilo, com mais um segundo lugar. Campeonato é assim, considero uma etapa vencedora. A gente já vai para mais da metade do campeonato e agora vem pistas de que gosto bastante.”
Marcelo Tomasoni
“Infelizmente a gente teve um incidente na primeira corrida, o que dificultou a posição de largada da prova de hoje. Mas o carro era novo, e a experiência também. Estou muito feliz e, se Deus quiser a gente vai chegar lá.”
Eduardo Taurisano
“Estava ansioso para essa segunda corrida. A gente teve alguns incidentes na primeira, além dos encontros. Éramos rápidos, mas errei. Na segunda largamos de trás, conseguimos uma boa largada e com constância a gente veio crescendo no grid, e conseguimos chegar numa boa posição.”
Antonio Junqueira
“Que baita presente de aniversário, o melhor possível. É uma pena não estar aqui com todo mundo que eu amo, mas tem grandes representantes aqui da minha família. Queria dedicar essa vitória para minha noiva em especial. Ontem fui padrinho de casamento e não pude estar lá. Mas foi um baita presentão para eles, para mim. Hoje é aniversário do primeiro beijo com minha noiva. Te amo, Naiumi!”
Célio Brasil
Resultados
Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller 27:35.892
2. #8 Werner Neugebauer +1.448
3. #3 Franco Giaffone* +2.391
4. #999 Nicolas Costa +4.307
5. #70 Lucas Salles* +9.517
6. #7 Miguel Paludo +12.163
7. 87 Nelson Monteiro* +12.478
8. #888 Lineu Pires* +14.708
9. #199 Nelson Marcondes* +15.003
10. #77 Francisco Horta* +21.316
11. #33 Bruno Campos** +22.562
12. #85 Eduardo Menossi* +22.581
13. #88 Georgios Frangulis* +23.341
14. #121 João Barbosa** +24.980
15. #80 Rouman Ziemkiewicz* +25.874
16. #17 Ricardo Fontanari* +28.927
17. #9 Edu Guedes** +31.695
18. #56 Peter Ferter* +33.587
19. #25 Paulo Sousa** +36.820
20. #555 Ayman Darwich* +43.216
21. #99 Nasser Aboultaif** +48.333
22. #1 Alceu Feldmann +52.964
23. 14. #84 Gustavo Farah** +55.799
24. #74 Piero Cifali** +59.923
DNF
#29 Rodrigo Mello
#800 Raijan Mascarello*
*Sport
**Rookie
Sprint Challenge
1. #72 Antonella Bassani
2. #5 Marcelo Tomasoni +5.529
3. #16 Antonio Junqueira* +6.687
4. #3 Cristian Mohr +7.349
5. #88 Eduardo Taurisano +11.325
6. #21 Miguel Mariotti +12.558
7. #15 Artur Ramos* +16.633
8. #33 Gustavo Zanon* +17.280
9. #57 Ramon Alcaraz* +24.661
10. #1 Urubatan Junior +26.020
11. #77 Josimar Junior +28.500
12. #19 Walter Lester* +32.436
13. #133 Israel Salmen* +33.180
14. #139 Célio Brasil** +33.654
15. #55 Marco Tulio** +37.801
16. #7 Luiz Souza** +44.873
17. #58 Claudio Simão** +57.476
18. #38 Eric Santos** +1:17.228
19. #10 Americo Lanzoni -1 volta
DNF
#66 Sadak Leite*
#14 Carlos Campos*
#100 Sebá Malucelli*
*Sport
*Rookie
Campeonatos*
Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller, 123 pontos
2. #999 Nicolas Costa, 117
3. #8 Werner Neugebauer, 107
4. #7 Miguel Paludo, 105
5. #88 Georgios Frangulis, 85
6. #70 Lucas Salles, 85
7. #1 Alceu Feldmann, 83
8. #87 Nelson Monteiro, 72
9. #888 Lineu Pires, 65
10. #3 Franco Giaffone, 62
11. #800 Raijan Mascarello, 60
12. #199 Nelson Marcondes, 59
13. #26 Rodrigo Mello, 49
14. #77 Francisco Horta, 44
15. #121 João Barbosa, 42
16. #555 Ayman Darwich, 40
17. #84 Gustavo Farah, 38
18. #9 Edu Guedes, 34
19. #85 Eduardo Menossi, 34
20. #17 Ricardo Fontanari, 28
21. #33 Bruno Campos, 25
22. #56 Peter Ferter, 21
23. #80 Rouman Ziemkievicz, 18
24. #25 Paulo Sousa, 10
25. #74 Piero Cifali, 6
26. #99 Nasser Aboultaif, 1
Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 70 pontos
2. #88 Georgios Frangulis, 68
3. #87 Nelson Monteiro, 50
4. #3 Franco Giaffone, 50
5. #888 Lineu Pires, 48
6. #800 Raijan Mascarello, 37
7. #199 Nelson Marcondes, 37
8. #77 Francisco Horta, 26
9. #555 Ayman Darwich, 25
10. #85 Eduardo Menossi, 17
11. #17 Ricardo Fontanari, 14
12. #80 Rouman Ziemkievicz, 7
13. #56 Peter Ferter, 7
Carrera Cup Rookie
1. #121 João Barbosa, 80 pontos
2. #9 Edu Guedes, 77
3. #84 Gustavo Farah, 75
4. #33 Bruno Campos, 49
5. #74 Piero Cifali, 37
6. #99 Nasser Aboultaif, 36
7. #25 Paulo Sousa, 28
Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 139 pontos
2. #3 Cristian Mohr 127
3. #72 Antonella Bassani 111
4. #16 Antonio Junqueira 109
5. #21 Miguel Mariotti 93
6. #1 Urubatan Junior 90
7. #66 Sadak Leite 73
8. #100 Seba Malucelli 70
9. #15 Artur Ramos 66
10. #77 Josimar Junior 65
11. #33 Gustavo Zanon 49
12. #57 Ramon Alcaraz 48
13. #14 Carlos Campos 41
14. #7 Luiz Souza 38
15. #139 Célio Brasil 37
16. #71 SangHo Kim 36
17. #133 Israel Salmen 35
18. #19 Walter Lester 32
19. #38 Eric Santos 30
20. #002 Junior Dinardi 25
21. #10 Americo Lanzoni 23
22. #88 Eduardo Taurisano 16
23. #222 Gabriel Vallone 13
24. #58 Claudio Simão 10
25. #55 Marco Túlio 10
26. #14 Andre Gaidzinski 9
Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 82
2. #66 Sadak Leite 53
3. #15 Artur Ramos 51
4. #100 Seba Malucelli 44
5. #33 Gustavo Zanon 38
6. #57 Ramon Alcaraz 36
7. #14 Carlos Campos 30
8. #139 Célio Brasil 26
9. #71 SangHo Kim 20
10. #19 Walter Lester 18
11. #002 Junior Dinardi 16
12. #133 Israel Salmen 16
13. #7 Luiz Souza 13
14. #38 Eric Santos 9
15. #58 Claudio Simão 6
16. #55 Marco Túlio 5
17. #14 Andre Gaidzinski 4
18. #222 Gabriel Vallone 4
19. #10 Americo Lanzoni 1
Sprint Challenge Rookie
1. #7 Luiz Souza 71
2. #139 Célio Brasil 66
3. #38 Eric Santos 55
4. #133 Israel Salmen 53
5. #10 Americo Lanzoni 45
6. #222 Gabriel Vallone 23
7. #55 Marco Túlio 21
8. #58 Claudio Simão 19
(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos.
Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários.
No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.