Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (5), um plantio de mudas de árvores nas calçadas da avenida Aclimação, Jardim Alvorada, região oeste da cidade.
A atividade contou com a participação dos moradores, alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida, e membros da Agência Ambiental do Vale do Paraíba e do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente).
A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 e marca o início da nova fase do “Arboriza São José”, que visa promover qualidade na implantação, conservação e expansão da arborização urbana, baseando-se no planejamento e na implementação de novas tecnologias. A fase atual do programa irá plantar 5.000 novas árvores em várias regiões da cidade.
O objetivo é levar para toda a cidade plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana. Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.
Realização
Para o casal Cláudio José e Mariane Ungaro, ter uma árvore na frente de casa atrai coisas boas para a família. Eles vivem no bairro há 27 anos e ficaram muito felizes em participar do plantio.
“Sempre foi um sonho nosso ter árvores em casa, mas nunca conseguimos. Nós sentimos que estamos ganhando um presente hoje, e ficamos muito felizes com este projeto”, afirmaram.
Futuro verde
Raylla Santos Pires e Diego Esdras têm 12 anos e estudam no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Mesmo tão jovens, já pensam no bem que estas árvores irão fazer para as próximas gerações.
“Quando a gente crescer, vamos poder voltar aqui e ver essas árvores que estamos plantando hoje, isso é muito legal!”, disse Raylla, empolgada.
Raylla Santos Pires, aluna do Colégio Nossa Senhora Aparecida | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
“Eu achei muito divertido, essa é a primeira vez que eu planto uma árvore. E é importante também a gente fazer a nossa parte para melhorar o meio ambiente”, completou Diego.
Plano Municipal de Arborização Urbana
O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) é um dos principais instrumentos para planejamento e gestão da arborização urbana do município, que traz diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros e definição de áreas prioritárias para plantios.
Neste primeiro plantio, as espécies escolhidas foram o Ipê amarelo cascudo (Handroanthus chrysotrichus) e o Ipê branco (Tabebuia roseoalba).
A previsão é que, em 6 meses, os bairros Chácaras Reunidas, Jd. Portugal, Jd. Madureira, Jd. Estoril, Jd. Oriente, Jd. Do Céu, Jd. Rosário, Jd. Morumbi, São Dimas, Vila Industrial, Jd. Nova Michigan I e II, Jd. das Paineiras II, Eugênio de Melo, Jd São Judas Tadeu, Jd. Alvorada, Santana e Altos de Santana recebam essas novas árvores.
A partir desta terça-feira (6), os plantios começam no bairro Chácaras Reunidas, que irá receber 808 novas árvores até o começo do próximo mês.
Cadastro
Ao serem plantadas, as árvores já recebem uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.
Por meio dessa leitura, o munícipe tem acesso a informações como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica. Além disso, também é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura.
Essas informações também podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.