No Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, comemorado na segunda-feira (5), São José dos Campos completa 33 de implantação da coleta seletiva na cidade.
O serviço atinge 100% da área urbana com recolhimento porta a porta, além do distrito de São Francisco Xavier.
A Urbam (Urbanizadora Municipal) recolhe na coleta seletiva mais de 1.000 toneladas ao mês. O serviço é orgulho para os moradores.
O serviço de coleta de lixo (que inclui também a coleta comum e de outros resíduos) é tido como positivo pela pesquisa Indsat referente ao primeiro trimestre deste ano e considerado o segundo melhor atendimento do município.
São José dos Campos produz menos resíduos per capta em relação à maioria das cidades no país. A média nacional é de 1 kg de lixo por habitante. O volume per capta é de menos de 0,80 kg/dia.
As cooperativas de reciclagem foram inseridas na triagem dos materiais desde 2017. A inclusão social gera renda para mais de 100 famílias.
Educação ambiental
A conscientização dos moradores é fundamental para manter o bom funcionamento do serviço. Neste sentido, a Urbam realiza orientação em diversas frentes, desde porta a porta, palestras e as visitas ao Centro de Educação Ambiental, que agregaram um novo Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca e complementam as demais atividades do Programa Lixo Tour.
Os programas de educação ambiental “Meu Condomínio Recicla” e “Nós Fazemos a Nossa Parte” também integram as ações educativas.