A Praça do Imigrante, em Canas, foi o palco de estreia neste domingo (11/6) do Cine Kombosa, projeto itinerante de exibição de filmes, voltado a municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba onde não há salas de cinema.
Os moradores tiveram a oportunidade de assistir, em três sessões, obras fílmicas de produtores independentes regionais e de outras cidades paulistas. Filmes feitos por cineastas de Taubaté, São José dos Campos e Caçapava, além de uma obra de produtor de Piedade, interior paulista.
Na sessão infantil, as crianças tiveram a oportunidade de assistir aos filmes “A Irmandade”, direção e produção de Rodrigo Ayres; As Aventuras de Guigo: A Cigarra e a Formiga, dirigido e idealizado por Wladimir Pereira; “As Princesas do Brasil”, direção de Dimas Oliveira Júnior e; “O Plano Pelfeito”, dirigido por Rodrigo Monteiro e Wesley Madona.
Para o público infanto-juvenil foram selecionados os curtas-metragens “O Caipira e a Bicicleta”, dirigido por Luiz Claudio Daniel, com produção do Coletivo de Cinema da Cidade; “Olhares”, de Rodrigo Patrício; “Frei Caetano de Messina, os 42 Dias que Mudaram a História Social de Taubaté”, idealizado e roteirizado por Cláudia Mello e direção de arte de Rodrigo Ayres e; “# Apaixonadinho”, trabalho de Lixa Palosa e Alexandre Estevanato. Na sessão adulta foi apresentado o longa-metragem “Noryega – Em Busca da Vingança”, dirigido por Jota Carlos.
A diretora do Cine Kombosa, Cláudia Mello, destaca que a atividade é importante para reacender o gosto pela sétima arte, especialmente em cidades como Canas, que já teve sala de cinema.
“Foi uma experiência incrível trazer cinema para um município que já teve sala de projeção e hoje não tem mais”. Para Roberto Bastos (Totô), diretor de cultura, esportes e turismo, a ação pode ter resultado a médio e longo prazo. “O Cine Kombosa veio em boa hora, pois nossa ideia é estimular a formação de público no segmento, inclusive para, no futuro, termos um festival de cinema aqui em Canas”.
A próxima edição do Cinema Kombosa será no sábado (17/6), na Escola Municipal Júlio Fortes, no Jardim Mavisou, em Lavrinhas. O Parque Francisco de Assis Galvão, no município de Potim, receberá a terceira etapa no dia 22 de junho. Em Queluz, a quarta edição será realizada no dia 29 de julho, na Praça Portugal. A quinta e última etapa será em Piquete, 06 de agosto, no Parque Linear, na Praça Duque de Caxias. Em todos os lugares as sessões têm início às 18 horas.
O Cine Kombosa é um projeto aprovado pelo edital 44/2022 do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As ações são promovidas pela Caipira Filmes, em coprodução com Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade Taubaté, Kilometrarte e Alfa Produções. Em cada município tem apoio das prefeituras locais, por meio das secretarias e diretorias de cultura, turismo, educação, cidadania e lazer.
Ficha técnica:
Proponente: Claudia Valéria de Castro Perroni Leite Melo MEI
Produção: Caipira Filmes, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Kilometrarte, Alfa Produções
Patrocínio: PROAC 44/2022 (Viva o Vale)
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo / Governo do Estado de São Paulo