publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SFX recebe exposição de brinquedos confeccionados com materiais reciclados

(Foto: Divulgação/PMSJC)

A exposição EcoCirco Brinquedos Circenses e de Antigamente ficará em cartaz até o dia 24 de junho na Casa de Cultura Julio Neme, em São Francisco Xavier e reúne brinquedos retrôs confeccionados com materiais reciclados.

Idealizado por Leandro Delgado, o acervo chama atenção para o meio ambiente, além de apresentar as novas gerações, brinquedos que fizeram sucesso nos anos 80 e 90. O projeto é realizado pelo Coletivo Circo no Quintal em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem entrada franca.

A exposição reúne 21 peças como, peteca de sacola e papel, bilboquê e boliche de garrafa pet, telefone de lata, dama e jogo da Velha feito com papelão, prato de equilíbrio e papelão, pé de lata, entre outros. A visitação fica aberta de terça a sábado das 9h às 17h, além de promover duas oficinas de construção de brinquedos nos dias 17 e 24 de junho, com turmas às 10h e às 14h.

Realizado por meio do Programa de Ação Cultural- Proac, e propõe conscientizar crianças e adultos sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de resgatar memórias afetivas. O projeto percorrerá ainda as cidades de Paraibuna, Monteiro Lobato e Pindamonhangaba.

RECICLAGEM NO BRASIL: De acordo com o portal Agência Brasil, o último levantamento realizado pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, apresentou que Brasil produz cerca de 27,7 milhões de toneladas de anuais de resíduos recicláveis, desses apenas 4% dos resíduos sólidos são reaproveitados.

Entre os principais motivos para baixo desempenho na reciclagem estão: falta de conscientização da população no descarte e separação de resíduos e a falta de infraestrutura das Prefeituras locais na coleta seletiva de resíduos.

CIRCO NO QUINTAL: Criado em 2016 com o desejo em levar as artes circenses para todas as pessoas, o espaço já recebeu mais de 400 artistas, incluindo atrações da Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Itália, além de renomados grupos nacionais.

O projeto atua na formação de público a partir do ingresso solidário, além de inúmeros projetos como, festivais e mostras de circo, mostras audiovisuais, residências artísticas, oficinas de formação e aprimoramento técnico em palhaçaria, malabares, mágica e construção de brinquedos, que juntos já alcançaram mais de 10 mil pessoas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SERVIÇO:

São Francisco Xavier – até 24 de junho

Casa de Cultura Julio Neme – Praça Cônego Manzi, s/n

Exposição: ECO CIRCO ITINERANTE – entrada franca

De terça a sábado – 9h às 17h

Oficinas “Construção de brinquedos”

Dias 17 e 24 de junho, com turmas às 10h e às 14h.

@exposicaoecocirco – @circonoquintal

Botão Voltar ao topo