Missão dada. Missão cumprida! Depois de meses de preparação e organização, o SSP23 (Space Studies Program) será aberto oficialmente na segunda-feira (26) em cerimônia prevista para o Parque Tecnológico, a partir das 18h.
O evento é considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial no mundo. O SSP terá duração de 9 semanas, com encerramento previsto para 25 de agosto.
A cerimônia de abertura é uma espécie de boas-vindas a todos os participantes, entre eles cerca de 100 estudantes de 28 países inscritos para o programa.
Eles entrarão com as bandeiras de seus respetivos países, como já é tradição em eventos anteriores. Desde 1988, em 34 anos de existência, o SSP já formou 5.400 alunos de 110 países diferentes.
Além de autoridades locais, estaduais e nacionais, estarão presentes os principais diretores da ISU (International Space University), como a presidente Pascale Ehrenfreund, renomada astrofísica austríaca.
O evento, que será realizado no auditório Marco Antonio Raupp, será transmitido ao vivo pelo canal oficial da ISU no Youtube.
Comunidade
Apesar de o SSP23 ser realizado em ambiente acadêmico, tradicionalmente são realizados eventos abertos ao público com o objetivo de integrar a comunidade ao programa e divulgar as atividades relacionadas ao espaço.
Em São José não será diferente. Os estudos serão realizados no ITA e no INPE, mas teremos a participação da comunidade em eventos gratuitos, como painel com astronautas, competição de robôs, lançamento de foguetes e balões, entre outros.
Veja abaixo programação com os principais eventos abertos ao público.
Sobre o SSP (Space Studies Program)
Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O INPE e ITA submeteram em conjunto com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
Mais informações: https://ssp23.isunet.edu/