Com o intuito de atender a uma demanda do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté, o curso de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, o 1° Simpósio de Controles de Escorpiões no Vale do Paraíba: necessidade de políticas públicas e novas tecnologias.
A ocorrência de escorpiões em meios urbanos, em toda a região do Vale do Paraíba, aumentou e essa elevação aponta as dificuldades para o controle dos escorpiões e a necessidade de políticas públicas focadas no problema.
O evento foi destinado ao público acadêmico, principalmente para os cursos da área de Biociências, como Biomedicina e Biologia, além de outras áreas do conhecimento, como Engenharia Civil e Arquitetura.
Entre os muitos especialistas presentes, a Prefeitura foi representada na manhã da última quarta-feira, 21, pelo Coordenador do CAS, o veterinário José Antônio Cardoso, que mediou o bate-papo sobre as Estratégias de Controle em Taubaté.
As discussões abordaram: legislação/fiscalização: há necessidade de leis/normas para o melhor controle? Como as secretarias municipais podem contribuir para o controle? Estruturas urbanas: edificações e estruturas subterrâneas precisam ser alteradas para o melhor controle.