A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a rede Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), promoveu nesta sexta-feira (23) um encontro para trocas de experiências sobre desenvolvimento circular e agricultura urbana.
Cerca de 50 pessoas representando diversas instituições participaram do evento envolvendo quatro secretarias no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade.
A programação contou com diversas apresentações sobre o tema e movimentou debates em grupo, discutindo novas oportunidades para estimular e integrar iniciativas sustentáveis na cidade. O objetivo é mobilizar diferentes agentes para ampliar as atividades de agricultura urbana para todas as regiões da cidade.
Elizabeth Moura, coordenadora regional de desenvolvimento circular da Iclei América do Sul, destacou a importância deste encontro. “Este evento aproxima a Prefeitura da sociedade, e permite que estabeleçam juntos os principais desafios e demandas na implementação destas práticas, definindo assim os melhores caminhos.”
Desenvolvimento sustentável
Entre as ações realizadas pela Prefeitura voltadas ao desenvolvimento sustentável, está contemplado o programa Hortas Urbanas, projeto perene coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade desde 2009.
O programa realiza oficinas e orientações sobre a temática, e instalou mais de 50 hortas em equipamentos públicos, como escolas e UBS, empresas, condomínios, grupos diversos e para a comunidade no geral.
A Prefeitura também realiza rodas de conversa sobre Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais), abertas à população. Cada encontro aborda plantas diferentes, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo, cultivo e degustação.
Por meio do Programa Compostar e Plantar, a Prefeitura propõe a adoção da compostagem dos resíduos orgânicos, alinhada ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município. O Paço Municipal possui um espaço para suas próprias composteiras e um biodigestor, sistema de gestão que transforma os resíduos sólidos orgânicos em biogás, energia renovável que é canalizado para uso na cozinha. Desde o início do projeto, já foram coletados e compostados 5,8 toneladas de lixo.
A cidade conta com o Arboriza São José, que abrange todas as ações relacionadas à qualidade na implantação, conservação e expansão da arborização urbana, baseando-se no planejamento e na implementação de novas tecnologias. A fase atual do programa irá plantar 5.000 novas árvores em várias regiões da cidade.
A Educação Ambiental contempla o Pomares Nativos Educativos, que visa plantar árvores frutíferas típicas dos biomas locais – mata atlântica e cerrado – resgatando o contato da população com as frutas da região e já plantou 48 pomares distribuídos em todas as regiões da cidade.
E ainda, o Programa Revitalização de Nascentes visa realizar um trabalho de proteção e conservação de nascentes localizadas em áreas públicas urbanas, em parceria com a comunidade local, outras secretarias, instituições e empresas.
A Prefeitura também atua na implantação de políticas públicas que priorizam a sustentabilidade, como o Plano Diretor, Lei de Zoneamento, Código Sustentável de Obras e atualmente está elaborando o Plano Diretor de Drenagem Urbana baseada em estruturas verdes e Soluções Baseadas na Natureza.