A Fundação Seade analisou os valores do PIB paulista no primeiro trimestre de 2023 em todas as regiões administrativas – RA do Estado. Na de São José dos Campos, composta por 25 municípios, houve avanço de 0,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valores correntes, foram R$42,9 milhões no primeiro trimestre deste ano.
No primeiro trimestre de 2023, comparado ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal, a região recuou 4,2%.
Nos últimos quatro trimestres imediatamente anteriores, o aumento no PIB foi de 2,5%, enquanto o Estado de São Paulo avançou 2,9%. Como um todo, a participação da região no PIB paulista foi de 5,1%.
Região Administrativa
São municípios da RA de São José dos Campos: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Sobre a coleção Seade Economia
O estudo integra a coleção Seade SP Economia, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista. As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional. Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias.
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo, como Seade SP Economia – com análises setoriais da economia paulista; SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região.
Veja todos os comparativos da região e os valores correntes, abaixo: