A chegada do mês de junho vem acompanhada do clima frio e das festividades juninas, que trazem uma variedade de quitutes típicos repletos de tradição e sabor.
A professora e coordenadora do curso técnico em Gastronomia da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, localizada na Capital, Apolyana Tenório, destaca algumas curiosidades das comidas típicas da época, que são as verdadeiras protagonistas desta festa.
Ingredientes essenciais
Dentre os quitutes juninos mais populares, Apolyana destaca a presença do milho como um ingrediente essencial para as receitas. Além de cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pamonha, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Essas receitas trazem um sabor único e são apreciadas em todo o país.
“Além do milho, outros ingredientes têm papel fundamental nas receitas juninas, como o açúcar, o amendoim e o arroz. Eles são utilizados em muitas das receitas citadas anteriormente, bem como em outras delícias como a paçoca doce, o pé de moleque e o bolo de mandioca”, detalha a professora que é especialista em cozinha brasileira.
Variações regionais
Uma das características marcantes dos quitutes juninos é a variedade regional e, segundo a especialista, trazem sabores únicos aos pratos doces e salgados das festas juninas. No Nordeste, por exemplo, é muito forte a presença das tapiocas e do cuscuz, que podem ser apreciados tanto com manteiga, carne-seca em nata ou queijo coalho. Já no Sul do país, é possível encontrar pratos que são produzidos com influência do fruto da araucária, o pinhão.
No Sudeste, encontramos receitas que são uma mistura do mundo todo, o que enriquece ainda mais a variedade de quitutes juninos.
Além das tradicionais comidas brasileiras, é muito comum ter no cardápio, opções como:
Maçã do amor;
Crepes;
Espetinhos banhados no chocolate.
Em algumas dessas festas, é possível observar como a cultura dos imigrantes também deixou sua marca nos quitutes juninos brasileiros, como é o caso do cachorro quente, de origem europeia, mas muito popular nos Estados Unidos, e da Yakisoba, macarrão chinês frito com molho.
Apolyana explica que as Festas Juninas nos convidam para uma verdadeira experiência gastronômica, permeada de tradição, sabor e influências culturais. “É uma época em que podemos apreciar a riqueza das culinárias regional, nacional e internacional, com um toque especial de criatividade e adaptação aos sabores brasileiros”, explica a professora da escola administrada pelo Centro Paula Souza (CPS).
Alguns pratos tradicionais são bem simples e têm ingredientes fáceis de serem encontrados. Confira abaixo algumas receitas:
Receita de Bolo de Fubá
Ingredientes
3 xícaras de fubá
3 xícaras de leite integral
2 xicaras de açúcar refinado
1 xícara de óleo vegetal ou óleo de milho
5 claras de ovos
5 gemas de ovos
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo
Leve o leite, o fubá e o açúcar numa panela ao fogo e cozinhar até que fique uma massa bem firme.
Reserve e quando ela já estiver quase fria, adicione essa mistura na batedeira e incorpore as 5 gemas devagar.
Depois disso desligue a batedeira e adicione as claras batidas em neve, se possível com o auxílio de um batedor de arame.
Adicione a massa em uma forma untada e polvilhada com o próprio fubá.
Leve ao forno à 180 graus até que o bolo fique douradinho.
Receita de Brigadeiro de Paçoca
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de manteiga
1 xícara de paçoca
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e a manteiga.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela.
Adicione a paçoca e misture bem.
Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros e passe na paçoca triturada.