Neste mês de julho, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, iniciou a revitalização do Cruzeiro da Praça Santa Teresinha.
A revitalização foi realizada por meio do projeto “Semeando Cores”, coordenado pela artista e professora Margarida Fournier, com a colaboração dos servidores Luís Cláudio do Nascimento e Ivo Pereira.
A revitalização envolveu pesquisa histórica e sobre a técnica e os materiais utilizados. Por se tratar de uma escultura com a base bastante danificada, inicialmente a crosta de pintura antiga está sendo removida para receber os reparos necessários. A previsão de término é de até 30 dias.
Para a Secretaria de Cultura e Economia, além do fato do Cruzeiro fazer parte do cartão postal da cidade, e também por sua relevância histórica, a revitalização trará aos munícipes, devotos ou não, o conforto visual e espiritual tão esperado.
“O Cruzeiro”
O Cruzeiro foi inaugurado oficialmente na mesma data do Santuário, em 24 de setembro de 1929. Porém, documentos comprovam que em 1923 o Cruzeiro já estava lá quando iniciaram a construção da igreja.
Segundo documentos apresentados pelo historiador do Santuário, Galvão Salles, esse Cruzeiro foi o local do primeiro enforcamento na cidade de Taubaté.