O dramaturgo e músico Rogerio Guarapiran, de Taubaté, lança no próximo dia 18, às 19h, o livro de dramaturgia “Bandoleiros de Taubaté”. O evento ocorre no Espaço Selvagem (Rua Cônego Lima 113, centro, e é aberto ao público.
A noite de lançamento contará com apresentação musical do conjunto Clube do Choro Waldir Azevedo, também de Taubaté, com repertório de serestas e chorinhos; além de leitura de trechos da obra e um bate-papo com o autor e com Nicodemos Sena, responsável pela Editora Letras Selvagem, que publicou a obra. O livro será vendido a preço promocional durante o evento.
“Bandoleiros de Taubaté” é fruto de um projeto de pesquisa histórica e artística desenvolvido por Guarapiran e premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Sobre o livro
A peça de teatro acompanha episódios na vida de dois jovens negros, Otelo e Joana, no período da abolição da escravatura, que em Taubaté ocorreu antes da Lei Áurea, em 4 de março de 1888.
Livremente inspirada em fatos históricos do período do ciclo do café, a obra mostra o surgimento da formação de bandos rivais na região: de um lado, o grupo formado por fazendeiros e milicianos, e do outro, o composto por ex-escravizados e imigrantes pobres.
É nesse contexto de conflito social que as personagens principais enfrentam contradições que, de acordo com o autor, “infelizmente, desde o final do século 19, ainda são atuais para a população brasileira, como o racismo, o preconceito e a desigualdade racial e econômica”.
Segundo Guarapiran, a peça discute visões sobre a identidade nacional, o poder e a violência contra a população pobre e as raízes desses impasses localizados naquele período histórico da formação da vida brasileira.
O livro conta ainda com textos de apresentação e posfácio de importantes artistas da cena teatral brasileira: o premiado dramaturgo Luis Alberto de Abreu, o diretor teatral Claudio Mendel (da Cia Teatro da Cidade) e o escritor Nicodemos Sena.
Sobre o projeto “Bandoleiros de Taubaté”
Desde 2022, o projeto contou com uma série de atividades culturais, como debates para compartilhar a pesquisa e divulgar os processos de criação literária para o teatro, além de sarau musical e leitura dramática.
“Bandoleiros de Taubaté” é a segunda parte de uma trilogia iniciada em 2014 com a peça “O Peregrino”, contemplada no mesmo prêmio. A intenção do autor é realizar uma obra destinada a produtores teatrais, interessados em dramaturgia de forma geral e sobre a História do Vale do Paraíba. O livro foi publicado pela Editora Letra Selvagem e também pode ser adquirido pelo site: www.letraselvagem.com.br
Sobre o autor
Rogerio Guarapiran é dramaturgo e músico. Tem 15 peças escritas e encenadas. Trabalha com o teatro profissional em todo o estado de São Paulo.
Como músico, é autor do projeto de pesquisa musical “Viva o Choro de Taubaté”, também premiado pelo ProAC, que resgata a obra de antigos chorões da cidade nas últimas décadas.
Serviço
Noite de Lançamento do livro “Bandoleiros de Taubaté”, de Rogerio Guarapiran
Data: 18 de Julho, a partir das 19h
Local: Espaço Selvagem (Rua Cônego Lima, 131, Centro – Taubaté)
Entrada gratuita
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em https://guarapiran.blogspot.com.