publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubateano lança livro inspirado no período do “Ciclo do Café” no Vale

Obra ‘Bandoleiros de Taubaté’, de Rogerio Guarapiran, tem evento de lançamento no dia 18 de julho, no Espaço Selvagem, a partir das 19h

Músico de dramaturgo Rogerio Guarapiran. (Foto: Livia Loureiro)

O dramaturgo e músico Rogerio Guarapiran, de Taubaté, lança no próximo dia 18, às 19h, o livro de dramaturgia “Bandoleiros de Taubaté”. O evento ocorre no Espaço Selvagem (Rua Cônego Lima 113, centro, e é aberto ao público.

A noite de lançamento contará com apresentação musical do conjunto Clube do Choro Waldir Azevedo, também de Taubaté, com repertório de serestas e chorinhos; além de leitura de trechos da obra e um bate-papo com o autor e com Nicodemos Sena, responsável pela Editora Letras Selvagem, que publicou a obra. O livro será vendido a preço promocional durante o evento.

“Bandoleiros de Taubaté” é fruto de um projeto de pesquisa histórica e artística desenvolvido por Guarapiran e premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sobre o livro

A peça de teatro acompanha episódios na vida de dois jovens negros, Otelo e Joana, no período da abolição da escravatura, que em Taubaté ocorreu antes da Lei Áurea, em 4 de março de 1888.

Livremente inspirada em fatos históricos do período do ciclo do café, a obra mostra o surgimento da formação de bandos rivais na região: de um lado, o grupo formado por fazendeiros e milicianos, e do outro, o composto por ex-escravizados e imigrantes pobres.

É nesse contexto de conflito social que as personagens principais enfrentam contradições que, de acordo com o autor, “infelizmente, desde o final do século 19, ainda são atuais para a população brasileira, como o racismo, o preconceito e a desigualdade racial e econômica”.

Segundo Guarapiran, a peça discute visões sobre a identidade nacional, o poder e a violência contra a população pobre e as raízes desses impasses localizados naquele período histórico da formação da vida brasileira.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O livro conta ainda com textos de apresentação e posfácio de importantes artistas da cena teatral brasileira: o premiado dramaturgo Luis Alberto de Abreu, o diretor teatral Claudio Mendel (da Cia Teatro da Cidade) e o escritor Nicodemos Sena.

Sobre o projeto “Bandoleiros de Taubaté”

Desde 2022, o projeto contou com uma série de atividades culturais, como debates para compartilhar a pesquisa e divulgar os processos de criação literária para o teatro, além de sarau musical e leitura dramática.

“Bandoleiros de Taubaté” é a segunda parte de uma trilogia iniciada em 2014 com a peça “O Peregrino”, contemplada no mesmo prêmio. A intenção do autor é realizar uma obra destinada a produtores teatrais, interessados em dramaturgia de forma geral e sobre a História do Vale do Paraíba. O livro foi publicado pela Editora Letra Selvagem e também pode ser adquirido pelo site: www.letraselvagem.com.br

Sobre o autor

Rogerio Guarapiran é dramaturgo e músico. Tem 15 peças escritas e encenadas. Trabalha com o teatro profissional em todo o estado de São Paulo.

Como músico, é autor do projeto de pesquisa musical “Viva o Choro de Taubaté”, também premiado pelo ProAC, que resgata a obra de antigos chorões da cidade nas últimas décadas.

Serviço

Noite de Lançamento do livro “Bandoleiros de Taubaté”, de Rogerio Guarapiran

Data: 18 de Julho, a partir das 19h

Local: Espaço Selvagem (Rua Cônego Lima, 131, Centro – Taubaté)

Entrada gratuita

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em https://guarapiran.blogspot.com.

Botão Voltar ao topo