O algoritmo TikTok, assim como o de outras redes sociais, é um sistema que monitora e identifica certos fatores para que, com isso, possa recomendar vídeos aos usuários baseado em seus interesses. Mas, diferentemente de outras redes sociais, o algoritmo TikTok vai além de métricas consideradas básicas, como o número de seguidores, curtidas e comentários. Tanto é que o sistema acabou influenciando outros aplicativos como Facebook e Instagram a aprimorarem a forma como entregam conteúdo a seus usuários.
Não à toa, atualmente, o TikTok já passa de 1 bilhão de usuários ativos espalhados por todo o mundo de olho nas novas tendências de vídeos curtos. Mas aqui já é preciso fazer uma ressalva: o número de seguidores não é, necessariamente, um fator decisório para que o algoritmo do TikTok recomende vídeos a outros usuários. Mas ainda assim, o fato de um perfil ter muitos followers pode, sim, ajudar a aumentar o alcance do conteúdo. Primeiro porque é através dos seguidores que o vídeo é recomendado na aba “Seguindo” e, segundo, porque as chances de atrair mais interessados em consumir o conteúdo aumentam quando o perfil já tem muitos seguidores.
Prova disso é a mais nova tendência no Marketing de redes para impulsionar a exposição, gerando mais visualizações e lucro financeiro. Tratamos aqui da compra de seguidores no TikTok. Ao contrário do que se possa pensar, esse é um método eficiente e que, se bem realizado, pode ajudar a viralizar um vídeo no TikTok. Mas como tudo que vira febre, é importante atenção na hora de contratar o serviço para evitar golpes. O melhor site para comprar seguidores no TikTok nunca pedirá a sua senha de acesso e vai garantir anonimato e entrega de seguidores reais.
Para você
Outra forma que o TikTok usa para distribuir conteúdo entre os seus usuários é pela aba “Para Você” ou, em inglês, For You Page (FYP). Aqui, o usuário encontra recomendações de vídeos de perfis que ele ainda não segue. Por isso, outros fatores se sobressaem na hora de o algoritmo identificar esses conteúdos. De acordo com a própria plataforma, na aba “Para Você” os vídeos são recomendados com base nos interesses de cada usuário e isso é medido através de três critérios:
- Engajamento do usuário como curtidas, comentários e compartilhamentos, além de contas que o usuário já é seguidor e o tipo de conteúdo que ele cria;
- Legendas, sons e hashtags que tenham a ver com os interesses do usuário;
- Preferência de idioma, país e até o tipo de dispositivo usado e que podem informar algumas das preferências do usuário.
Mais critérios
Ainda que essas métricas sejam, de fato, usadas pelo algoritmo do TikTok para encontrar os vídeos certos para cada usuário, a verdade é que a plataforma vai muito além na hora de manter seus usuários entretidos e gerando lucro para a plataforma. Tanto é que em 2021 surgiu um documento vazado por alguns funcionários do TikTok que mostrou que o alcance do algoritmo extrapola os três fatores oficialmente expostos pela plataforma.
Entre esses fatores estão o tempo de visualização de cada usuário e a retenção dele na plataforma. Para o TikTok, o tempo que uma pessoa passa assistindo a um vídeo tem grande relevância e pode levar à indicação de outros conteúdos similares. Além disso, o TikTok também foca na retenção do usuário, ou seja, no fato de que é vantajoso que ele volte e permaneça ativo na plataforma e, para isso, o algoritmo oferece vídeos que, ainda que não sejam do interesse do usuário, tem potencial para mantê-lo por mais tempo navegando.
Conclusão
Que o TikTok é a rede mais famosa do momento ninguém duvida mais. E, por isso mesmo, a concorrência ali é gigante. Então, quem busca se destacar e ver seus vídeos viralizaram precisa adotar uma série de estratégias para “conquistar” o algoritmo TikTok. Oficialmente, a plataforma diz que seu algoritmo leva em conta as interações dos usuários, como curtidas, comentários e compartilhamentos, assim como outras preferências expostas em hashtags, legendas e na configuração do aplicativo.
No entanto, não é possível deixar de lado a importância do número de seguidores. Isso porque, o TikTok possui duas abas de recomendação de conteúdo. Numa delas, na “Seguindo”, o usuário recebe indicações de vídeos de perfis que ele já segue. E, é claro que a maioria dos usuários vai seguir perfis que tenham mais seguidores. Por isso, os tiktokers tem cada vez mais adotado a estratégia de Marketing de comprar seguidores.