Mais de 3.400 inscritos disputarão 40 vagas na GCM de São José

Corporação vem sendo a mais bem avaliada entre as grandes cidades paulistas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos registrou um total de 3.437 inscritos para o concurso público que visa preencher 40 vagas imediatas na Guarda Civil Municipal (GCM). As inscrições foram encerradas no dia 6 deste mês.

A seleção é destinada a candidatos com nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Os aprovados vão assumir o cargo de GCM 2ª classe, com vencimento de R$ 3.684,77, que incluem salário, regime especial de trabalho e adicional de risco de vida.

Prova

O concurso será realizado em três etapas: prova objetiva, teste de aptidão física e aferição de altura, avaliação psicológica.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está marcada para 27 de agosto, das 13h às 16h30, com duração de 3 horas e 30 minutos. Serão 70 questões de múltipla escolha, sendo 35 de conhecimentos gerais e a outra metade de conhecimentos específicos.

Antes de assumir os postos, os selecionados passam por curso de formação de 6 meses, com aulas práticas e teóricas.

Avaliação

Há 1 ano e 6 meses, a Guarda Municipal de São José dos Campos vem sendo a mais bem avaliada pela população entre 15 cidades de grande porte no estado. A pesquisa é realizada pelo Indsat, que mede a satisfação dos moradores em relação aos serviços públicos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A GCM tem cerca de 400 agentes, homens e mulheres, dos quais 160 (40%) foram contratados na atual gestão. A ampliação do efetivo, modernização da corporação e valorização dos profissionais estão previstas no Plano de Gestão 2021-2024.

Desde 2017, a Prefeitura vem realizando investimentos na corporação. A obra para a construção da nova sede, na Vila Industrial, já foi iniciada. O prédio terá academia de formação, refeitório, alojamentos, corregedoria, salas operacionais e de audiência virtual e gerenciamento de crise, além de um estande virtual de tiro.

No segundo semestre de 2022, a GCM recebeu novos armamentos para uso em patrulhamentos e ações específicas. Em 2023, a frota de carros elétricos será renovada.

A Prefeitura também investe em novos fardamentos, coletes à prova de balas, câmeras para os uniformes, drones, motos e bikes.

Botão Voltar ao topo