Participantes do Space Studies Program conhecem o CSI em São José

Estudantes e instrutores do SSP23 visitaram ao Centro de Segurança e Inteligência. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Integrantes do SSP (Space Studies Program) conheceram nesta quinta-feira (13) o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), mantido pela Prefeitura no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A atividade faz parte do desenvolvimento de um dos quatro projetos de equipe que serão realizadas durante a edição do evento internacional, que está sendo realizado na cidade.

Os chamados Team Project são uma tradição das edições do evento de estudos espaciais e têm como proposta integrar os participantes em grupos interdisciplinares e interculturais para produzir análises e propostas abrangentes sobre um projeto espacial internacional ou um tópico de relevância no setor espacial. Os cerca de 90 estudantes foram divididos em quatro equipes.

O grupo de 25 pessoas que visitou o CSI, entre estudantes e instrutores, integra a equipe do projeto sobre cidades inteligentes no contexto da América Latina: soluções baseadas no espaço.

Além da visita ao CSI, o grupo tem participado de palestras com integrantes da Prefeitura para conhecer mais sobre o processo de certificação da primeira cidade brasileira inteligente, sustentável e resiliente com base em normas internacionais.

Além do tema cidades inteligentes, os participantes do SSP estão desenvolvendo outros três projetos: serviço de apoio à prevenção de colisões em órbita, segurança hídrica e o papel do metaverso no futuro do setor espacial.

Avinshah Mansookram, participante da África do Sul, afirmou que está bastante impressionado com os indicadores que embasaram a certificação de São José dos Campos. “Percebi que o Parque Tecnológico é uma excelente ideia porque, além de atuar como uma incubadora de empresas, ajuda no desenvolvimento de empresas locais.”

Engenheiro da Embraer e também participante do SSP, Marcelo Feltrin Pereira, conheceu pela primeira vez o CSI. “Eu não tinha ideia de várias iniciativas, inclusive do que é oferecido pelo município para nossa segurança. Tenho orgulho de morar em São José.”

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SSP23

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1 mil horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e é a primeira vez que tem o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas vindas de 30 países, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da AEB (Agência Espacial Brasileira), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

São patrocinadores do programa a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Botão Voltar ao topo