Os alunos da escola EM Professor Mário de Assis César se destacaram na Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! e ficaram em segundo lugar no concurso. O projeto é uma parceria entre a Pindamonhangaba e a EDP e teve como objetivo conscientizar sobre o desperdício e promover o uso racional de energia elétrica.
A Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! propôs que as escolas participantes produzissem vídeos abordando o tema do desperdício e do bom uso da energia elétrica. Os vídeos foram divulgados na playlist do Youtube EDP Brasil, e a contabilização de curtidas e visualizações determinou os vencedores.
Pindamonhangaba participou no Grupo 02 da competição, que foi dividida de acordo com a população dos municípios. A EM Professor Mário de Assis César conquistou o segundo lugar no grupo, garantindo o prêmio de um dos 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp.
O vídeo premiado foi uma paródia intitulada “Minha energia”, criada pelos alunos do 5º ano B, sob a orientação da professora Cleide Regina da Silva Honório. A paródia, baseada na música “Meu Abrigo” da banda Melim, foi gravada na própria escola e contou com o engajamento dos alunos e o apoio dos pais.
Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender, de forma lúdica, os efeitos do consumo de energia elétrica por meio de experimentos e maquetes interativas apresentadas pela Unidade Móvel de Ensino. Os professores receberam formação da EDP para promover atividades educativas sobre eficiência energética nas escolas com o “Curso de Formação de Professores do Projeto Boa Energia nas Escolas”.
A diretora da escola, Angelita de Lima e Silva Dutra ficou “orgulhosa dos alunos e do esforço de cada um. A conquista do segundo lugar na competição reforça a importância do envolvimento dos estudantes em projetos que promovem a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica”.
Com essa conquista, a EM Professor Mário de Assis César representou Pindamonhangaba com honra e terá a oportunidade de implementar um sistema de Geração Solar Fotovoltaica, contribuindo para a sustentabilidade e o aproveitamento de energias renováveis na cidade.
“As atividades promovidas pela EDP e pela Secretaria de Educação demonstram a importância da educação e do engajamento dos estudantes na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável no que diz respeito ao consumo de energia elétrica. Estamos honrados com essa conquista, que é muito gratificante para a cidade e mostra o empenho dos nossos alunos e profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.