publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Paulo tem novo superintendente de Agricultura e Pecuária

Guilherme Campos tomou posse no dia 6 de julho, recepcionou comitiva do ministro na semana passada e cumpre agenda em Brasília

Guilherme Campos é o novo superintendente de Agricultura e Pecuária em São Paulo (Foto: Ana Maio)

A Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP) ganhou um novo dirigente no dia 6 de julho.

Guilherme Campos assumiu o posto e já está envolvido com várias atividades do setor. Enquanto se inteira das principais agendas da representação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado, ele já recepcionou o ministro Carlos Fávaro e comitiva na semana passada.

O grupo teve encontros com as direções do Grupo Estado e Band, com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), além de participar da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Nesta semana, ele cumpre agenda em Brasília, participando de um encontro de superintendentes no Mapa.

Guilherme Campos foi vice-prefeito de Campinas (2005-2007), deputado federal por dois mandatos (2007-2015), presidente dos Correios (2016-2018) e diretor de administração e finanças do Sebrae São Paulo (2019-2023).

Sua afinidade com o empreendedorismo o credencia a estimular agendas como o reconhecimento de indicações geográficas e marcas coletivas e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) nos municípios paulistas. Essas duas políticas públicas do Mapa favorecem a diferenciação de mercados, valorizando a produção local, a geração de empregos e renda.

Municípios que conseguem a adesão de seus Serviços Municipais de Inspeção (SIMs) ao sistema brasileiro costumam incrementar a economia local. Com a medida, estabelecimentos que manipulam pescado, ovos, mel, produtos lácteos e produtos cárneos podem ampliar a venda do município para todo o país.

Para se ter uma ideia, São Paulo é hoje o segundo Estado com mais municípios aderidos ao Sisbi-POA, atrás apenas do Rio Grande do Sul. O Mapa tem induzido a adesão por consórcios intermunicipais, na tentativa de otimizar recursos e ampliar resultados.

Guilherme Campos substitui a ex-superintendente Andréa Moura, que esteve à frente da SFA-SP de 2018 a 2023.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo