Os alunos da Escola Municipal Professor João Kolenda Lemos, do residencial Bem Viver, disputaram a segunda etapa do Campeonato Valeparaibano de Xadrez Escolar, no Shopping Pátio Pinda, e obtiveram bons resultados.
Dois alunos conquistaram medalhas na categoria sub 10 masculino. Moisés Victor Nunes de Oliveira ficou em 5º lugar e José Eduardo Guimarães dos Santos em 4º.
Na primeira etapa, os alunos já haviam conquistado bons resultados, deixando a escola na segunda colocação no resultado geral.
O Campeonato Valeparaibano de Xadrez Escolar é uma competição de renome que atrai jovens talentos de toda a região. Organizado pela Associação Valeparaibana de Xadrez, o torneio busca promover o xadrez entre os jovens, incentivando o raciocínio lógico, a concentração e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Ao todo, serão cinco etapas, as três próximas serão em Taubaté, São José dos Campos e Paraibuna.
O diretor da escola, Bruno Ricardo Cesário, relatou que gradativamente o interesse pelo xadrez vem aumentando entre os alunos e, consequentemente, o nível de jogo também vem evoluindo. “Quero agradecer o trabalho de toda a equipe, em especial às professoras Ana Isa de Faria e Lucimara Vitor Pereira de Campos, pois são elas que estão à frente dos treinos das crianças. O projeto está crescendo e tem sido muito gratificante poder proporcionar a esses jovens uma atividade tão benéfica quanto o xadrez”, completou o diretor.
A professora Maria Benedita Firmo, que esteve presente, torcendo pelos alunos, relatou que ficou emocionada. “Foi um dia muito especial para nossas crianças. Tiveram a oportunidade de conhecer um ‘mundo’ que até o momento talvez não tivessem visto. Com certeza ficou marcado na memória deles”.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “o projeto de xadrez recebe todo o apoio da Secretaria de Educação, por envolver conteúdos cognitivos e interação social, e por trabalhar com sentimentos como a frustração e a alegria, decorrentes das perdas e vitórias. Todos esses comportamentos são importantes a serem desenvolvidos para a boa convivência”.
O resultado obtido pelos alunos é um motivo de orgulho para a escola e para a cidade de Pindamonhangaba. Os jovens mostraram que têm talento e potencial para o xadrez, e que estão trilhando o caminho certo para o sucesso. A equipe da escola parabenizou os alunos e agradece o apoio da Secretaria de Educação.