No início deste mês, nos dias 5, 6 e 7 de julho, todos os professores da rede municipal de Pindamonhangaba participaram da Trilha Formativa online: Tecendo Saberes. Esse momento foi planejado e preparado com muito entusiasmo e dedicação pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, representada pela diretora Elaine de Abreu Prolungatti e pelas Gestoras Regionais, que estão à frente de grupos de escolas setorizados e têm acompanhado de perto as necessidades e
avanços de cada equipe escolar.
Para que a formação em trabalho alcançasse a todos de maneira interativa, lúdica e didática, houve também a parceria da empresa Herica Veryano Produções, que disponibilizou um ambiente exclusivo na plataforma Cursos Incríveis para que os professores de Pinda pudessem acessar todas as temáticas propostas. Foi disponibilizado um eixo temático por dia, como um caminho de saberes a ser percorrido: Marcos do Desenvolvimento, Alfabetização a todo tempo, Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Cada professor pôde acessar a formação através dos Chromebooks e da lousa digital interativa na escola, juntamente com os diretores que também acompanharam a proposta e discutiram com a equipe os passos de cada eixo da trilha, desempenhando um papel fundamental na mediação do conhecimento. Os conteúdos apresentados viabilizaram o trabalho em equipe, com propostas de sensibilização por meio de desenhos, leitura compartilhada e vídeos, além de trazer ótimas referências de autores importantes nas áreas do conhecimento, jogos online e painéis de atividades que permitiram a todos visualizarem e interagirem com as respostas dos demais colegas.
A Trilha Formativa Tecendo Saberes proporcionou momentos enriquecedores de aprendizado, reflexão e troca de experiências entre os professores da rede municipal de Pindamonhangaba. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com o aprimoramento contínuo da qualidade da educação, além de evidenciar a valorização dos educadores como verdadeiros agentes transformadores dentro da sala de aula.
Para os professores do 5º ano, foi realizada uma formação sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que consiste em um conjunto de avaliações externas em larga escala. Essas avaliações permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, identificando fatores que possam interferir no desempenho do estudante. Durante a formação, os docentes que lecionam puderam ter acesso aos dados referentes à sua turma, escola e toda a rede municipal de Pindamonhangaba. Isso possibilitou que analisassem e refletissem sobre os resultados, traçando estratégias e elaborando um plano de ação para o 2º Semestre, com o objetivo de impulsionar o aprendizado dos alunos.
Para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, além da trilha formativa, foi realizado um encontro presencial com o tema “Autismo – a teoria se une à prática através do autoconhecimento”. De acordo com a psicóloga do NAP Bela Vista, Rose Marie, responsável pela formação, “é crucial que os professores invistam conscientemente no aprendizado de novas habilidades, a fim de aumentar suas chances de alcançar os objetivos propostos. Nesse sentido, o Plano de Desenvolvimento Individual é um treinamento que alinha competências pessoais com objetivos de aprimoramento do aprendizado dos alunos com deficiência, que são atendidos pela SRM”.
“É importante lembrar que esse caminho de aprimoramento é construído diariamente, pois somos todos aprendizes eternos. A ciência está em constante evolução, assim como nós mesmos. Portanto, a formação continuada, o autoconhecimento e o ensino colaborativo são indispensáveis para acompanhar essas mudanças e promover um ambiente educacional cada vez mais inclusivo”, disse a secretária de Educação, Luciana Ferreira.