Quando se fala em pesquisa, muita gente pensa em mestrado, doutorado etc. Porém, dois alunos do Ensino Médio da escola estadual Monteiro Lobato já estão inseridos nesse ambiente e recebem bolsa para desenvolverem estudos em um projeto da Universidade de Taubaté (UNITAU).
Os jovens pesquisadores são Caio de Almeida Jacinto e Luna Clara Maciel de Jesus, ambos de 17 anos, que mentorados pela Profa. Dra. Rachel Abadala, responsável pelo projeto, estudam o Convênio de Taubaté, realizado em 1906 pelos então governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para criar uma política de valorização do café.
A Profa. Rachel fala sobre a importância de inserir os alunos no ambiente de pesquisa. “Envolver alunos do Ensino Médio em projetos de pesquisa significa promover a iniciação científica mais cedo, antes de os alunos ingressarem na graduação. No caso específico deste projeto, o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) propicia, além da experiência em pesquisa, reconhecimento e fortalecimento precoce do currículo destes alunos, o que poderá, mais tarde, facilitar o ingresso deles no mercado de trabalho”.
Docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU, a Profa. Rachel explica que o projeto de Iniciação Científica foi aprovado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação com três bolsas, todas financiadas pelo CNPq: uma para aluno de graduação em História da UNITAU e duas para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Monteiro Lobato, e é um desdobramento do Projeto desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão, intitulado Solar do Café.
“O contato e a definição dos dois alunos do Ensino Médio para receberam a bolsa se deu devido ao desenvolvimento de ações de outro Projeto de Extensão, ‘A cultura que vale’, coordenado por mim junto à Escola Estadual Monteiro Lobato durante o ano de 2022. As ações englobaram atividades de educação patrimonial”.
O aluno do Ensino Médio da escola Monteiro Lobato, Caio conta que está gostando do projeto e da rotina de pesquisador. “Estou gostando bastante. Quero seguir nesta área, faz parte do meu projeto de vida. Estou terminando uma pesquisa na área de História e já vou me formar no Ensino Médio com experiência. Chegarei ao Ensino Superior mais preparado e vai ser importante para seguir na área de História”, afirma o estudante da escola Monteiro Lobato.
A estudante Luna destaca que nunca se imaginou fazendo pesquisa ainda no Ensino Médio. “É incrível, apesar de difícil. Eu queria ser professora de História e, como a pesquisa é nessa linha, acabei aceitando. Hoje, pretendo ser professora de Filosofia, mas a professora Rachel é incrível e me mostrou que posso fazer pesquisa em qualquer área”.
Os estudantes recebem uma bolsa no valor de R$ 300 cada e afirmam que o valor faz a diferença no orçamento familiar. “Para a família, sou motivo de orgulho. Ninguém esperava que eu faria algo assim no Ensino Médio. Parte do valor da bolsa fica para mim e a outra parte vai para a família. É bom ter incentivo para produzir conhecimento”, diz Caio.
Cicted está com inscrições abertas
A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para a 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). A submissão de trabalhos segue até o dia 31 de agosto. O evento está marcado para os dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023.
O Cicted acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’. A ideia é trabalhar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para ser inscrito no congresso, o trabalho, de qualquer área do conhecimento, deve seguir a temática proposta, mas a participação não é restrita a alunos da UNITAU. Estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, de cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), nas modalidades presencial e Educação à Distância (EAD), além de professores e pesquisadores de outras instituições de todo mundo podem fazer a submissão de trabalhos neste link.