publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exército apreende garimpeiros em território indígena Yanomami

Operação Ágata Fronteira Norte, conduzida pelas Forças Armadas, forças de segurança e agências governamentais no território indígena

Operação Ágata Fronteira Norte, conduzida pelas Forças Armadas, forças de segurança e agências governamentais no território indígena. (Foto: EB)

Uma ação de Bloqueio e Controle Fluvial comandada pelo Exército Brasileiro na região de Palimiú, em território indígena Yanomami, resultou nas prisões de cinco garimpeiros ilegais. Com essas apreensões, a Operação Ágata Fronteira Norte, conduzida pelas Forças Armadas, forças de segurança e agências governamentais no território indígena, somou 18 prisões efetuadas na última quinta-feira, 20. Nos últimos 10 dias, a Operação efetuou a prisão e a desintrusão de 47 garimpeiros.

Em Palimiú, militares do Exército foram abordados pelos garimpeiros que tentavam furar o Posto de Bloqueio e Controle Fluvial no rio Uraricoera, que impede a entrada e saída das embarcações. Durante o confronto, um dos garimpeiros foi ferido no ombro e outros quatro foram presos. O ferido e os apreendidos foram transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV) na aeronave das Forças Armadas. De lá, os quatro presos seguiram para a sede da Polícia Federal em Boa Vista e o ferido foi levado por meio de ambulância para atendimento médico.

Outras prisões
Outros 13 garimpeiros foram presos em ação efetuada pelas Forças Armadas em Rangel, outra área de garimpo. Os presos foram transportados por aeronave até a BABV, de onde foram conduzidos pela Polícia Federal (PF) até a Superintendência da Instituição. Durante a ação, foram destruídas três embarcações, seis motores, uma motobomba, um alojamento com cantina, um quadriciclo e um acampamento.

Operação Ágata Fronteira Norte
A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas estabelecida pelo Decreto Nr 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nr 11575, de 21 de junho de 2023.

Botão Voltar ao topo