publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paulista Off-Road: etapa surpreende competidores com desafios bem variados

Pilotos e navegadores do rali de regularidade encararam no último sábado, 22 de julho, mais um desafio do Paulista Off-Road

São Luiz do Paraitinga recebeu o Paulista Off-Road no dia 22 de julho
(Foto: Eduardo Carvalho/Shez)

Foi para São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, que o evento levou a quarta etapa da temporada 2023 e proporcionou aos participantes um sábado de muita adrenalina e diversão. No grid estiveram 45 veículos 4×4, que se dividiram entre as categorias Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light.

Como de praxe, o Paulista Off-Road entrega a cada etapa uma prova com características diferenciadas e que exigem habilidade e exatidão dos competidores e, principalmente, entrosamento entre as duplas.

“Uma dupla bem afinada, com uma comunicação bem ajustada e esclarecida entre si tem mais chances de conquistar um bom resultado. Nos momentos em que o rali fica mais dinâmico e intenso, o entrosamento faz toda a diferença”, explica o diretor de prova, Clayton Prado.

Em São Luiz do Paraitinga, foram 120km de rali – com 103km de trechos navegados – em uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos, que apresentou terreno batido (duro), com pedrisco, ora mais liso, ora mais seco; e os balaios que testam a concentração e proporcionam mais experiência aos off-roaders.

Os vencedores da quarta etapa

A chegada da quarta etapa foi no Restaurante Rancho do Mato, após quase três horas e meia de disputas. Na categoria Máster, José Carlos da Silva (o Zé do Chapéu) e Bernardo Schafer Andrade mantiveram a boa performance e cravaram mais uma vitória.

A dupla é uma das “estrangeiras” que tentam levar o título paulista para outro estado. O piloto é de Cuiabá (MT) e o navegador de Piratuba (SC). “Essa prova se caracterizou pelas curtas referências e médias alta de velocidade. Mais um resultado que conquistamos com muito esforço diante de concorrentes com alto nível técnico”, salientou Bernardo.

Na Graduado, os vencedores foram Oswaldo Netto e Bruno Cruz. “Tivemos uma prova com médias de velocidade bem justas, o que ficou ainda mais complicado diante dos vários tipos de piso, que mudavam rapidamente. Ou seja, em um momento era trilha seca com bastante aderência e, logo em seguida, um chão com pedrisco e escorregadio.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Somado a isso, o hodômetro ajustado foi fundamental para encarar com precisão os balaios e não errar nas pegadinhas”, declarou Oswaldo, que falou sobre a vitória. “O sentimento é incrível. Acabamos de chegar na categoria e sabíamos que não seria fácil ganhar uma etapa. A evolução está sendo rápida, mas sabemos que a consistência vai fazer a diferença”, completou o piloto.

Outra dupla “estrangeira” subiu ao topo do pódio. Na Turismo, os mineiros de Juiz de Fora, Lásaro da Cruz e Matheus de Sousa Alves ganharam pela terceira vez. “O Paulista surpreende a cada prova e, para mim, é um dos melhores campeonatos do Brasil.

O carro saía de lado toda hora (esparramando). Foi uma pilotagem bem divertida. Teve um balaio bem técnico e complexo logo no início da planilha, o que já deixou a adrenalina lá em cima”, falou Lásaro. “Mantivemos a concentração e a boa comunicação o tempo todo. Investimento tempo para analisar os erros que cometemos em etapas anteriores para virmos mais fortes. Tivemos sucesso, mas ainda temos muito o que melhorar”, avalia o piloto.

E completando a premiação da quarta etapa, subiram ao primeiro lugar do pódio na Turismo Light, Thiago da Silva Chaves e Vitor Conrado Faria Gomes. “Não passava nem no momento mais otimista da dupla vencer essa prova, com um grid tão cheio. Foi maravilhoso, é uma vitória que não sairá da memória, vamos deixar esse troféu em um local especial na prateleira”, comemorou Thiago.

A quinta etapa do Paulista Off-Road já tem data marcada: 30 de setembro. A cidade anfitriã será divulgada nos próximos dias.

Botão Voltar ao topo