publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cerimônia de Abertura dos Jogos Regionais emociona público em Pindamonhangaba

Evento levantou o tema do combate ao racismo e destacou o patrono do esporte pindense "João do Pulo"

Ginásio lotado para a cerimônia de abertura. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A cerimônia de abertura marcou o início dos 65° Jogos Regionais de Pindamonhangaba. O evento foi realizado na noite desta segunda-feira, 3 de julho, para um público que lotou as dependências do ginásio da Associação Atlética Ferroviária. É a sétima vez que Pinda recebe os Jogos Regionais, que neste ano terá a participação de mais de 4 mil atletas representando 40 cidades que compreendem a 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo
O evento se iniciou com a apresentação da Corporação Musical Euterpe, que arrancou aplausos e o entusiasmo do público presente que, em seguida acompanhou uma belíssima apresentação de balé da Companhia Lago do Cisne e das meninas da equipe de ginástica rítmica da cidade, modalidade que Pindamonhangaba tem grande destaque no cenário nacional.

O cerimonial de abertura iniciou com a formação da mesa de autoridades, composta pelo prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues; Coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes de São Paulo, Paulo Sérgio Merino (que na ocasião representou a secretária de Esportes de São Paulo, Helena Reis); secretário municipal de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui; chefe do Comitê Organizador dos Jogos de Pindamonhangaba Antonio Macedo Gíudice; Chefe do Comitê Dirigente dos Jogos, João Carlos Leite Teixeira; vice-prefeito Ricardo Piorino e presidente da Câmara de Vereadores, Norberto Moraes.

O desfile das delegações das cidades que disputam os Jogos Regionais abriu o evento. Os atletas de Pindamonhangaba foram os últimos a desfilar, sendo ovacionados e recepcionados com muito barulho por quem compareceu ao ginásio.

Desfile das deleções foi o ponto alto do evento. (Foto: PortalR3)

Em seguida, a Corporação Musical Euterpe apresentou os hinos nacional e de Pindamonhangaba e a Prefeitura exibiu um vídeo apresentando a cidade anfitriã e dando as boas-vindas a todos os participantes dos Jogos Regionais.

Em seguida, foi acesa a representação do Fogo Olímpico, iniciando pela atleta Lavinia Karen da Silva (ginástica rítmica), Lucas Bruno Santana Santos (basquete) e a pira simbólica sendo acesa pela atleta olímpica Ketiley Batista. O juramento do atleta, pelo nadador Thiago Borges Calderaro, fechou as cerimônias esportivas.
As autoridades da mesa deram suas boas-vindas para os presentes.

O secretário de Esportes de Pindamonhangaba, Everton Chinaqui, contou da preparação e do trabalho para receber os Jogos Regionais e evidenciou os ganhos que o evento pode trazer para Pindamonhangaba, “Reformamos todos nossos centros esportivos e aparelhos, além disso investimos nas nossas categorias de base e escolas de esporte, e ampliamos o auxílio de custo para nossos atletas. Coroar o final dessa gestão com um evento desse é muito gratificante para toda nossa equipe, nossa cidade não ganha apenas com isso, ela faz girar a economia, fomentando não só a hotelaria mas todo nosso mercado interno que vai lucrar com essa projeção das 8 mil pessoas que devem passar por Pinda nestes dias”, concluiu o secretário.

Autoridades presentes. (Foto: PortalR3)

O vice-prefeito Ricardo Piorino estava muito animado com o início da competição. Ele, que é um grande incentivador da atividade esportiva, lembrou sobre o atleta João do Pulo e a importância da união da população para o resgate da medalha olímpica de Moscou.

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, falou do legado que os Jogos Regionais vão deixar para a cidade e também destacou a luta contra o racismo e a homenagem a João do Pulo. “Quando assumimos a Prefeitura, Pinda estava rebaixada nos Jogos Regionais e nos últimos anos conseguimos nos colocar entre as três primeiras cidades. Esse calor que nossa torcida vai passar para os nossos atletas vai ser bem único, então já temos uma evolução visível. Como legado, além de passarmos para nossa juventude a proposta do esporte, da doutrina, da saúde e o caminho da humanidade, vamos passar a palavra do combate ao racismo e vamos resgatar e valorizar as pessoas como um todo e fazer justiça contra o injustiçado filho de nossa terra João do Pulo”, discursou.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Katiley Batista na pira olímpica. (Foto: PortalR3)

O coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes de São Paulo, Paulo Sérgio Merino, declarou aberta a 65° edição dos Jogos Regionais. Ele falou das expectativas para os Jogos e elogiou a preparação e a organização de Pindamonhangaba. “Pinda sempre teve uma ligação com o esporte e notamos dessa gestão e do município um envolvimento e uma dedicação para a realização destes Jogos. Pinda entendeu a importância desse momento e caprichou na organização”, comentou o coordenador que se disse emocionado em ver o ginásio lotado cantando em coro o hino de Pindamonhangaba, o que segundo ele é incomum de se presenciar.

Os 65° Jogos Regionais serão disputados até o dia 12 de julho e todas informações podem ser acompanhadas no hotsite oficial dos Jogos Regionais: www.pindamonhangaba.sp.gov.br/jogosregionaispinda.

Botão Voltar ao topo