publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil segue rumo ao Pan-Americano Sub-20 de Atletismo

CBAt definiu a delegação nacional com 20 atletas - 9 no feminino e 11 no masculino -, com destaque para Renan Gallina; a competição será disputada desta sexta-feira a domingo (4 a 6/8) na cidade de Mayaquez, em Porto Rico

O paranaense Renan Gallina (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na segunda-feira (31/7) a delegação que representará o País no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será disputado de sexta-feira a domingo (4 a 6/8), na cidade de Mayaguez, em Porto Rico.

O Brasil contará com 20 atletas no evento, sendo 9 na categoria feminina e 11 na masculina. O grande destaque é o paranaense Renan Gallina, que está recuperado de uma lesão muscular sofrida no Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia, no final de maio, quando correu os 100 m em 10.01 e qualificado nos 200 m para o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto (competição adulta).

“A expectativa é de grandes resultados. Essa geração sub-20 tem bons talentos e o Campeonato Sul-Americano foi um bom termômetro para nos dar essa visão”, comentou o treinador chefe da delegação, Rodrigo Pereira dos Santos. “Temos alguns atletas entre os 10 primeiros no Ranking Mundial da categoria, como o Renan nos 100 m e 200 m e José Eduardo Mendes nos 110 m com barreiras, além de outros talentos nas demais provas e nos revezamentos”, destacou.

Na última edição do Campeonato Pan-Americano Sub-20, disputada em 2019, em San José, Costa Rica, o Brasil conseguiu nove medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e seis de bronze. Alison dos Santos foi um dos destaques ao ganhar o ouro, com o recorde sul-americano da categoria, na época com 48.49 nos 400 m com barreiras.

Além do treinador chefe, que representa a Associação Esportiva Taubaté de Atletismo-SP, fazem parte da equipe os treinadores Elias Neves Ramos (Associação Atlética Banco do Brasil-MT), Ricardo de Souza Barros (Centro Olímpico-SP), Robson da Silva Medeiros (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Sandra Regina Crul (AA Maringá-PR).

A delegação terá ainda como delegado Edemar Alves dos Santos (CBAt). Haydée Beatriz Zandona Soares (PR) é a médica, Kamilla Felix Miranda de Araújo (SP) a fisioterapeuta e Renato Anselmo de Oliveira (SP) o massagista.

Os atletas

No feminino
Amanda Miranda da Silva (PM Cianorte-PR) – 4×400 m
Ana Mycal dos Santos (Pinheiros-SP) – salto com vara
Camille Cristine de Oliveira (Barra Bonita-SP) – 400 m com barreiras
Grazielly Kamilly Sena (Fundacte-SP) – 4×400 m
Júlia Aparecida Ribeiro (IPEC-PR) – 4×400 m
Júlia Marconato Leite (CB Marília-SP) – heptatlo
Lays Cristina (Corville-SC) – 100 m com barreiras
Taniele Rodrigue Jesus (Pomerode-SC) – arremesso do peso
Vanessa Sena dos Santos (Centro Olímpico-SP) – salto em distância

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

No masculino
Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT) – lançamento do dardo
Aurélio Miguel Leite (Centro Olímpico-SP) – salto com vara
Carlos Eduardo Domingos (Centro Olímpico-SP) – 4×400 m
Elias Oliveira dos Santos (IPEC-PR) – 800 m – 4×400 m
Gabriel Douglas Araújo (Unievangélica/Corujão Running-GO) – 4×400 m
José Eduardo Mendes (AE Taubaté (SP) – 110 m com barreiras
Luiz Arthur Caetano Santos (APCEF-MG) – decatlo
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 800 m
Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) – 10.000 m marcha atlética
Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR) – 100 e 200 m
Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) – 4×400 m

Botão Voltar ao topo