Estudantes da Escola Municipal Suely Antunes de Mello, da região central de São José dos Campos, participaram nesta terça-feira (1º) de várias atividades com tripulantes da Estação Espacial Internacional, dentro da programação do SSP23 (Space Studies Program).
O evento foi realizado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde os participantes do SSP estão realizando as atividades acadêmicas.
Os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de conversar ao vivo com o astronauta Sultan Alneyadi, engenheiro de voo dos Emirados Árabes Unidos.
A estação internacional é considerada um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis.
“Gostei de tudo e achei uma experiência incrível em poder fazer perguntas ao astronauta, fiquei um pouco nervosa, mas eu consegui”, disse a aluna Rafaele Ferreira Lima.
O professor Milton Vinícius Diogo de Sousa, que coordenou as atividades com os alunos, destacou a oportunidade que os jovens tiveram. “Ver eles interagindo com o astronauta direto da Estação Espacial Internacional, fazendo perguntas, foi uma experiência incrível. E ver o astronauta dando cambalhotas e brincando com água em microgravidade foi como uma aula experimental de ciências ao vivo.”
SSP23
Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.
O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o SSP23 a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).