Com 20 atletas – 11 no masculino e 9 no feminino -, a seleção brasileira disputa desta sexta-feira a domingo (4 a 6/8) o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será realizado no Estádio Centro-Americano José Antonio Figueroa, na cidade de Mayagüez, em Porto Rico. A expectativa dos organizadores é de reunir cerca de 500 participantes de 30 países.
Uma das atrações da equipe nacional é a paulistana Vanessa Sena dos Santos, de 18 anos, inscrita na prova do salto em distância. Campeã brasileira (6,17 m) e sul-americana (6,20 m), ela pretende melhorar seu recorde pessoal.
“O objetivo é fazer uma boa competição e, se possível, saltar mais do que os 6,39 m, que consegui no ano passado”, disse a atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (SP), orientada no salto em distância por Ricardo de Souza Barros, que está com a delegação, e nas provas de velocidade por Victor Fernandes.
Líder do Ranking Brasileiro Sub-20, com 6,23 m (0.2) – resultado obtido no dia 17 de junho, em Campinas (SP) -, Vanessa entra na competição de Porto Rico, com a terceira melhor marca no Ranking Pan-Americano, levando-se em conta apenas duas atletas por país.
“Estou animada e passando por uma boa fase de provas, sempre com o foco de obter bons resultados”, comentou a saltadora, que tentará o bicampeonato da Gymnasíade, o Campeonato Mundial Escolar, que será disputado de 18 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro. A competição estava prevista para a Turquia, mas foi transferida em função do forte terremoto que abalou o país.
Recordista brasileira Sub-18, com os 6,39 m, Vanessa foi eleita a atleta revelação no Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo de 2022.
“Comecei no atletismo aos 12 anos no Centro Olímpico. Fazia salto em altura, velocidade e distância”, lembrou a atleta, que mora no bairro de Capão Redondo, na capital. “Depois me especializei na velocidade e no distância, treinando com o Alexandre Moratto”, completou, referindo-se ao professor da base e um dos responsáveis pelo bom projeto de formação de atletas do Centro Olímpico.
Outro destaque do Brasil é Renan Gallina, terceiro colocado no Ranking Pan-Americano dos 200 m (20.30) e quarto nos 100 m (10.01). Ele disputará as duas provas em Mayagüez. “A competição será importante para marcar a minha volta às pistas, depois da contusão em Bogotá, durante o Sul-Americano”, disse o paranaense da AA Maringá (PR), qualificado para o Mundial Adulto de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto, nos 200 m.
Na última edição do Campeonato Pan-Americano Sub-20, disputada em 2019, em San José, Costa Rica, o Brasil conseguiu 9 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze). Alison dos Santos foi um dos destaques ao ganhar o ouro, com o recorde sul-americano da categoria, na época com 48.49, nos 400 m com barreira
Os atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, em função do Ranking Pan-Americano.
Brasil no Pan Sub-20
Feminino
Amanda Miranda da Silva (PM Cianorte-PR) – 4×400 m
Ana Mycal dos Santos (Pinheiros-SP) – salto com vara
Camille Cristine de Oliveira (Barra Bonita-SP) – 400 m com barreiras
Grazielly Kamilly Sena (Fundacte-SP) – 4×400 m
Júlia Aparecida Ribeiro (IPEC-PR) – 4×400 m
Júlia Marconato Leite (CB Marília-SP) – heptatlo
Lays Cristina (Corville-SC) – 100 m com barreiras
Taniele Rodrigue Jesus (Pomerode-SC) – arremesso do peso
Vanessa Sena dos Santos (Centro Olímpico-SP) – salto em distância
Masculino
Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT) – lançamento do dardo
Aurélio Miguel Leite (Centro Olímpico-SP) – salto com vara
Carlos Eduardo Domingos (Centro Olímpico-SP) – 4×400 m
Elias Oliveira dos Santos (IPEC-PR) – 800 m – 4×400 m
Gabriel Douglas Araújo (Unievangélica/Corujão Running-GO) – 4×400 m
José Eduardo Mendes (AE Taubaté (SP) – 110 m com barreiras
Luiz Arthur Caetano Santos (APCEF-MG) – decatlo
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 800 m
Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) – 10.000 m marcha atlética
Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR) – 100 e 200 m
Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) – 4×400 m