publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Rally Sertões 2023 começa no dia 11 em Petrolina-PE

O maior rally das Américas tem largada de Petrolina (PE). As duplas Mario Marcondes / Artêmio Pauluci e Luiz Manara / Léo Telles Silva se preparam para acelerar em um percurso inédito. Equipe também faz parte de projeto ambiental no Sertões

Largada do 31º Sertões será em Petrolina (PE) no dia 11 de agosto (Foto: Doni Castilho/Fotop)

Faltam poucos dias para pilotos e navegadores de todo o Brasil ligarem os motores para o 31º Sertões. E Petrolina (PE) é o palco da largada do maior rally das Américas, que acontece de 11 a 19 de agosto.

A chegada será no município de Cruz (CE), na Praia do Preá, após percorrer 3.800km – com 2.080km de trechos cronometrados – de um percurso inédito. As demais cidades anfitriãs são Xique-Xique (BA), Crato (CE) e Sobral (CE).

A equipe Braço Curto MotorSport – sediada em Londrina (PR) – tem duas duplas representantes: Mario Marcondes / Artêmio Pauluci e Luiz Manara / Léo Telles Silva vão acelerar as picapes Mitsubishi L200 Evo V8 350cv e disputarão o pódio da categoria T1.

O time segue forte e bem estruturado para a disputa. E para tanto, terá apoio próprio de um chefe de equipe e um chefe de oficina, um eletricista, dois mecânicos por carro, uma carreta oficina e dois carros de apoio (cada um com motorista exclusivo), além de um cozinheiro e assistente, assessor de imprensa e fotógrafo.

Bandeira ambiental

Uma das empresas patrocinadoras da Braço Curto MotorSport é a Conasa Infraestrutura – presente em várias regiões do Brasil com operações de saneamento, iluminação pública e rodovias –, que também é patrocinadora do projeto Ambiental do Sertões 2023. Logo, a equipe será referência de preservação e boas maneiras ambientais dentro das trilhas e, principalmente, na Vila Sertões.

“A iniciativa engloba a destinação correta de resíduos produzidos ao longo de todo o trajeto do evento e ações de educação ambiental em escolas, e será realizada com a participação de cooperativas locais. Além de todo o benefício ambiental, também proporcionará a geração de renda para as comunidades”, explica o piloto Mario Marcondes.

Paralelo a essa ação, a Conasa Infraestrutura junto com a Braço Curto MotorSport terá uma equipe exclusiva que fará a doação de 250 filtros de tratamento de água para famílias sem saneamento próximas ao percurso.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ainda, duas escolas – localizadas em Petrolina (PE) e Cruz/Preá (CE) – foram selecionadas para receberem coletores e filtros de água, compondo miniestações de tratamento.

“A ideia da criação dos filtros nasceu de uma experiência que tive no Sertões de 2021, em que a picape quebrou no meio da prova e ficamos por várias horas parados na trilha, em um lugar remoto, aguardando pelo apoio mecânico.

Quando moradores locais nos serviram água para matar a nossa sede, a água tinha uma tonalidade amarela e percebi a ausência de tratamento.

Rapidamente senti a necessidade de mudar a realidade daquelas pessoas”, explicou Marcondes. Junto com os filtros, as famílias receberão cartilhas explicativas sobre a importância do consumo de água tratada, alerta a doenças e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.

Os filtros foram desenvolvidos pela primeira vez no ano passado e entregues às famílias e a escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, no município de Mateiros (TO), no total de 65 unidades. Para 2023, serão entregues 250 filtros.

Programação das etapas

11 de agosto

Prólogo: Petrolina (PE)

12 de agosto – Primeira etapa

Petrolina / Petrolina (Raso da Catarina)

DI: 185 km / SS: 372 km / DF: 114 – Total: 671 km

13 de agosto – Segunda etapa

Petrolina / Petrolina

DI: 18 km / SS: 174 km / DF: 54 km – Total: 246 km

14 de agosto – Terceira etapa

Petrolina / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 74 km / SS: 404 km / DF: 31 km – Total: 509 km

15 de agosto – Quarta etapa

Xique-Xique / Petrolina (Maratona)

DI: 0 km / SS: 324 km / DF: 290 km – Total: 613 km

16 de agosto – Quinta etapa

Petrolina / Crato (CE)

DI: 66 km / SS: 213 km / DF: 215 km – Total: 494 km

17 de agosto – Sexta etapa

Crato / Sobral

DI: 154 km / SS: 207 km / DF: 312 km – Total: 673 km

18 de agosto – Sétima etapa

Sobral / Cruz

DI: 83 km / SS: 226 km / DF: 49 km – Total: 357 km

19 de agosto – Oitava etapa

Cruz / Cruz (Preá)

DI: 51 km / SS: 160 km / DF: 26 km – Total: 237 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.800km

Especiais: 2.080km

Deslocamentos (competidores): 1.150km

Botão Voltar ao topo