O Laboratório de Análises Químicas (LAQ), do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), celebrou a sua renovação de designação junto à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ, em inglês OPCW) para o período 2023-2024. O certificado foi entregue durante as reuniões realizadas no ChemTech Centre, entre 18 e 20 de julho de 2023, na cidade de Haia, na Holanda. Apenas 21 países possuem laboratórios designados pela OPAQ. O LAQ/IDQBRN conquistou o posto de único laboratório designado pela OPAQ na região da América Latina e Caribe em 2021 e manteve essa posição em 2022 e agora em 2023.
Reconhecido por sua competência técnica, o LAQ obteve sucesso no 52º Teste de Proficiência Oficial promovido pela OPAQ, que ocorreu de 31 de outubro a 14 de novembro de 2022. Esses testes têm o objetivo de avaliar a capacidade dos laboratórios em identificar compostos relacionados à Convenção para a Proibição de Armas Químicas (CPAQ) em amostras ambientais, assegurando resultados precisos, conforme os padrões de qualidade estabelecidos.
O Grau A alcançado, juntamente com a revalidação da acreditação dos ensaios do LAQ na norma ISO 17025, conseguido após auditoria externa realizada em dezembro de 2022, conferem ao LAQ/IDQBRN notória qualificação técnica e confiabilidade nos resultados apresentados, sendo reconhecidos internacionalmente. Essa conquista reforça o compromisso e a contribuição do Exército Brasileiro e do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) para a manutenção da soberania nacional e para a projeção da imagem do Brasil no exterior, demonstrando sua determinação em cumprir os requisitos estipulados pela CPAQ, da qual é signatário desde 1996.
Além da solenidade de entrega dos certificados, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de ponta do laboratório da OPAQ no Chemtech Centre. O Laboratório da OPAQ é o coração das capacidades analíticas da Organização, processando e armazenando com segurança as amostras coletadas nas missões da OPAQ, antes de enviá-las para análise nos laboratórios da rede de Laboratórios Designados. Esse intercâmbio possibilitou uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre os especialistas presentes no evento.
Participaram do evento o Diretor do IDQBRN, Coronel Letivan Gonçalves de Mendonça Filho, o Chefe do LAQ, Major Diego Gomes da Rocha Voris, e a Gerente de Qualidade do LAQ, Capitão Taynara Carvalho Silva.