O evento contou com a participação de cerca de 500 atletas de toda a região Sudeste, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As atletas de Pinda que competem pela categoria Pré-Infantil (Eloysa Prudente e Thays Raphaely) conquistaram 3° e 4° lugar, se classificando para a fase do Nacional. Já na modalidade com Arcos adulto, Pinda ficou em 3° lugar no pódio com o trio Maria Gabriela Borges, Maria Eduarda Subtil e Isabella Mendes, também ficando com a vaga para o nacional.
A técnica da equipe de Ginástica Rítmica de Pindamonhangaba, Simone Rosa, disse que “a competição foi um sucesso, o evento foi incrível. Nós tivemos até que bons resultados, tem muitos atletas. No pré-infantil a gente conseguiu classificar duas atletas e na categoria adulto nós conseguimos classificar o trio, que são três meninas fazendo coreografia com arcos juntas”, disse.
Veja a cobertura do PortalR3 na competição
- GALERIA 1: 4º dia do Torneio Regional Sudeste de GR em Pindamonhangaba
- GALERIA 2: 4º dia do Torneio Regional Sudeste de GR em Pindamonhangaba
- GALERIA: 2º dia do Torneio Regional Sudeste de GR 2023 em Pindamonhangaba
- GALERIA: 1º dia do Torneio Regional Sudeste de GR 2023 em Pindamonhangaba
- Pindamonhangaba sedia Torneio Regional Sudeste de Ginástica Rítmica 2023
- GALERIA: abertura do Torneio Regional Sudeste de GR em Pindamonhangaba
- Pindamonhangaba sedia Torneio Regional Sudeste de Ginástica Rítmica 2023
A banca de arbitragem do torneio contou com árbitros estaduais, nacionais e internacionais, alguns tendo participado de mundiais e olimpíadas. Ao todo, a banca teve 23 árbitros. Para se classificar para o nacional é feita a somatória das coreografias das atletas e, no geral, se classificaram os 4 melhores para representar a região sudeste. Segundo uma das árbitras, Marcela Barão, “os atletas estão vindo bem preparados e, com certeza, os que se classificarem para o nacional representarão muito bem a região”.
A técnica da equipe pindense de GR, Simone Rosa, também destacou a importância do evento para o desenvolvimento da categoria de base. “As crianças que não praticam o esporte têm a possibilidade de ver a competição e se motivam a começar. Já as que já treinam, olham as outras competidoras e se motivam a treinar mais”, afirmou.
A equipe de Ginástica Rítmica de Pindamonhangaba conta com escolinhas de iniciação para crianças dos 5 até os 10 anos. As escolinhas funcionam em quatro polos: Zito, Araretama, Cidade Nova e CE Luis Caloi. Os treinos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite e para se inscrever, basta procurar a secretaria dos locais onde os treinos ocorrem nos seus horários de funcionamento e verificar a disponibilidade de vagas.“A GR de Pinda tem um sólido trabalho desde a base e é motivo de muito orgulho para nós. Parabéns às atletas classificadas e técnica Simone por mais um resultado expressivo, estaremos todos torcendo e acompanhando no nacional”, destacou o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura, Everton Chinaqui.