publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Casa de Cultura de São Francisco Xavier completa 29 anos

No encerramento da programação, será exibido um vídeo do acervo da Casa de Cultura Júlio Neme. (Foto: Danilo Ferrara/AFAC)

A primeira Casa de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo está comemorando 29 anos e, justamente, no mês em que o distrito de São Francisco Xavier completa 131 anos.

Nesta dupla comemoração, quem ganha é a população. Neste sábado (12), a partir das 10h, haverá uma programação cultural especial em frente à Casa.

A Fundação Cultural e a Prefeitura de São José dos Campos vão levar oficinas de HQ/Desenho, com Anãndara Mesquita (10h às 12h); customização de roupas, com Rosemary Rosa (10h às 16h); e modelagem em argila, com Tina Lemos (14h às 18h).

A programação também conta com apresentações musicais. Nessa grande festa, o violeiro Paulo Freire conduzirá uma roda de viola apresentando suas composições e “causos”.

Ele é um artista reconhecido mundialmente por suas composições, tendo ganhado inúmeros prêmios e colaborado com vários artistas, como por exemplo, na parceria com Swami Júnior, na canção “Bom Dia”, gravada por Zizi Possi, no disco “Valsa Brasileira”. Também tocou as violas e compôs músicas para alguns programas de televisão, entre outros projetos.

O joseense Rafael Freitas Corrêa, idealizador e diretor geral da Bateria de Escola de Samba do Projeto Confraria do Samba Enredo e também, orientador do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, levará 15 alunos para uma aula aberta de Percussão Popular.

No encerramento da programação, será exibido um vídeo do acervo da Casa de Cultura Júlio Neme, com memórias de São Francisco Xavier, que datam de 1995 e 1999 contendo diversas imagens de moradores nas festas populares, na Semana do Meio Ambiente, na procissão religiosa, nas oficinas da Casa de Cultura, entre outras.

Sobre a Casa de Cultura

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A Casa de Cultura recebeu, em 2005, o nome de Júlio Jorge Neme, em homenagem ao músico joseense, falecido em dezembro de 2004.

Filho de comerciantes, Júlio era advogado, tendo manifestado seu interesse pela música ainda na adolescência, quando aprendeu a tocar violão e piano. Mais tarde, se dedicou à viola caipira e se apresentou ao lado do grupo Piraquara da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Programação Especial:

Oficinas livres

10h às 12h – Oficinas de HQ/Desenho, com Anãndara Mesquita

10h às 16h – Customização de Roupas, com Rosemary Rosa

14h às 18h – Modelagem em Argila, com Tina Lemos

Shows musicais

11h – Alma Violêra
Roda com o violeiro Paulo Freire, aberta aos músicos da região

15h – Oficina Aberta de Percussão Popular
Rafael de Freitas Correa e alunos

20h – Vídeo Acervo
Memórias de São Francisco 1995 e 1999

Casa de Cultura Júlio Neme
Praça Cônego Manzi, s/nº, centro, São Francisco Xavier

Botão Voltar ao topo