Equipes especializadas da GCM (Guarda Civil Municipal) apoiaram, na manhã desta quinta-feira (17), uma operação da Polícia Federal com o objetivo de desarticular uma quadrilha que teria sido responsável por furtar cofres de agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal na região de São José dos Campos.
A ação teve a participação das equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e a GTAM (Grupo Tático de Apoio com Motos) para o cumprimentos de mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos, em imóveis na região sul e em Jacareí.
A Polícia Militar também participou da operação, com as equipes do Baep (Batalhão de Ações Especiais).
Foram apreendidos veículos utilizados nos crimes e objetos que reforçam o envolvimento dos investigados nos furtos realizados.
Investigações
Os suspeitos vinham atuando na região desde maio deste ano, com os delitos sendo sempre praticados de madrugada. A quadrilha operava arrombando as agências e furtando os cofres.
Durante as apurações, três suspeitos foram presos em flagrante pela Polícia Militar, em julho, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Bacabal, região sul de São José, no momento em que carregavam o cofre da agência em direção ao veículo deles.
O trabalho investigativo contou ainda com o apoio das imagens monitoradas pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que possibilitou identificar e desvendar a participação de cada um dos suspeitos, que responderão pelo crime de furto qualificado, cuja pena pode chegar a 10 anos de prisão.
A operação é fruto de uma estratégia de atuação integrada e de cooperação entre os órgãos de segurança federal, estadual e municipal que vem assegurando um enfrentamento cada vez mais eficaz ao crime organizado na região.