publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Revitalização de Nascentes exibe vídeos ambientais

Cerca de 100 pessoas compareceram na última exibição, realizada na sede do Rotary Clube Satélite. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Programa Revitalização de Nascentes, da Prefeitura de São José dos Campos, realiza nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23) mais uma etapa de exibições públicas dos vídeos produzidos pelas escolas e que integram as Mostras de Vídeos Ambientais.

Neste mês, é a vez da região leste, tendo os bairros Jardim Mariana 1 e Jardim São José como protagonistas da exibição, envolvendo principalmente as comunidades escolares da Emefi Elizabete de Paula Honorato e Emefi Rosa Tomita.

As sessões ocorrerão a partir das 19h em ambos os dias. Na terça-feira (22), será na Área Verde Francisco Pedro Brito, que fica nas proximidades da escola Emefi Elizabete de Paula Honorato, e na quarta-feira (23) na própria Emefi Rosa Tomita.

Uma das principais novidades do PRN em 2023, a rodada de exibições teve início na região sul, em junho, no Jardim Satélite, reunindo sobretudo educadores e alunos da Emefi Mercedes Klein, com destaque àqueles da Educação para Jovens e Adultos.

A ideia das exibições públicas é ampliar a divulgação e o alcance dos vídeos, aumentando a sensibilização da comunidade e, portanto, o envolvimento com as nascentes e suas necessidades de preservação. Assim, por meio do audiovisual se impulsiona o processo de “roda de conversa’’ com o público presente.

Para a exibição no Jardim Mariana 1, o PRN terá como apoio a equipe do Ecomuseu, que vem desenvolvendo uma série de trabalhos socioambientais na região Leste.

Inclusive, na ocasião, além das produções audiovisuais de anos anteriores da própria Emefi Elizabete de Paula Honorato, também serão exibidos alguns curta metragens do Ecomuseu, que miram valorizar ações cidadãs em nosso próprio entorno, capazes de beneficiar a qualidade de vida.

Já na Emefi Rosa Tomita, a exibição contará com participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), dos próprios jovens participantes dos vídeos e dos pais dos estudantes.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estas serão a segunda e terceira de seis rodas de conversa do Programa Revitalização de Nascentes programados para este ano, que têm o intuito de dar visibilidade aos vídeos produzidos pelos alunos, promovendo a conscientização da comunidade do entorno da escola e da nascente de referência para o trabalho dos estudantes.

Mostra de vídeos

As exibições também são uma forma de motivar e estimular ainda mais os alunos e alunas das respectivas escolas do PRN a desenvolverem com entusiasmo suas produções audiovisuais deste ano de 2023.

Inclusive, o programa está justamente na fase em que os educadores participantes estão recebendo as orientações de roteiro, com bases na educomunicação socioambiental, para, em seguida, partirem para as filmagens.

São os estudantes, em coletividade, que devem protagonizar todo o processo de criação dos vídeos. Os educadores agem como mediadores do processo de criação dos vídeos e auxiliam na construção da ideia elaborada a partir dos desejos da turma.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade. No total, entre 2011 e 2022, foram sete mostras.

Sobre o programa

O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de 38 nascentes em áreas públicas urbanas, através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas.

Uma das primeiras providências inclui a proteção das áreas responsáveis pelo abastecimento dos cursos d’água para que a água das chuvas possa ser interceptada pela vegetação e retida pelo solo, podendo fluir de forma gradual em direção aos córregos.

Para garantir o abastecimento de água, é fundamental proteger os mananciais. Portanto, são realizados reflorestamentos nas áreas de preservação permanente, com o foco voltado para as nascentes e as faixas ciliares dos cursos d’água.

Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvido um programa de educação ambiental nas escolas públicas, que leva os alunos e professores a um mergulho nas questões relacionadas à preservação das águas do rio Paraíba do Sul. E isto se dá com os cuidados de cada uma das nascentes encontradas nas áreas públicas de nossa cidade.

Botão Voltar ao topo