Tarde de conscientização marca ‘Agosto Lilás’ na região sul de São José

Esta é mais uma ação da campanha ‘Agosto Lilás’, que durante todo o mês de agosto, promoverá atividades de combate à violência contra a mulher. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (21), uma tarde de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher para moradores do Jardim Imperial, na região sul.

O evento, no salão paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, teve a apresentação de ballet do Projeto Michelle Rodrigues. Também contou com atividades ao ar livre, palestras e a presença da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal.

As palestras foram conduzidas pelas advogadas Pérola e Tathiana Gomes, que abordaram o tema de maneira prática, com exemplos dos tipos de violência que a mulher pode sofrer e como denunciá-los. As advogadas ainda ofereceram espaço para a população se expressar e tirar suas dúvidas a respeito do assunto.

Já a Patrulha Maria da Penha, trouxe informações sobre a rotina dos agentes e o desenvolvimento do trabalho junto à Guarda Civil Municipal.

Ficou para o fim a surpresa, com a participação da própria Maria da Penha. Por vídeo, a senhora que se tornou símbolo da defesa dos direitos da mulher parabenizou a Prefeitura pelas ações desenvolvidas no munícipio e encorajou os presentes a não se calarem perante aos casos de violência.

Esta é mais uma ação da campanha ‘Agosto Lilás’, que durante todo o mês de agosto, promoverá atividades de combate à violência contra a mulher em todo o munícipio.

Rede de proteção

São José dispõe de uma ampla e integrada rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ações constantes de prevenção e orientação são realizadas na cidade.

Nas três unidades de Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculadas à Prefeitura, o serviço é especializado e atende mulheres com direitos violados por negligência, abandono e violência.

As mulheres que sofrem ameaças e correm risco de morte têm à disposição abrigo protegido, seguro e sigiloso, com toda a segurança. Também existem serviços e programas voltados para a saúde integral da mulher.

Telefones úteis

153 (ligação gratuita, GCM) – 24 horas
190 (ligação gratuita, PM) – 24 horas
180 (ligação gratuita, Disque Denúncia) – 24 horas
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): 3941-4140

Botão Voltar ao topo