A Corporação Musical Euterpe, reconhecida como a mais antiga banda de música em atividade no Brasil e a quarta mais antiga da América, comemorou no dia 22 de agosto seus impressionantes 198 anos de existência. Atravessando quase dois séculos de história, a banda se destaca não apenas por sua longevidade, mas também por sua capacidade de se rejuvenescer, inspirando as novas gerações a apreciarem e praticarem música de qualidade.
Para celebrar a data, um concerto especial realizado na noite da quarta-feira, dia 23 de agosto, recebeu alunos dos projetos mantidos pela Corporação, apoiadores e convidados para um concerto especial no ginásio da Associação Atlética Ferroviária. O evento contou com participação do Coral, da Orquestra de Cordas, dos grupos de dança do Programa Aprendiz CME e participação especial do cantor Dunga.
As apresentações de dança foram os destaques da abertura. O coral Coral Júlia San Martim e depois a orquestra de cordas deram sequência na programação, seguido de uma pausa para homenagear pessoas que contribuíram com a entidade.
Na sequência, a quase bicentenária Euterpe fez sua apresentação e depois acompanhou o cantor Dunga em sua performance já no final do evento, que ainda contou com um “Parabéns à você”, em homenagem à banda e a grande admiradora e incentivadora da Corporação, a professora Júlia San Martin. Com quase dois séculos de música, paixão e dedicação, a Corporação Musical Euterpe permanece como um ícone cultural, não apenas em Pindamonhangaba, mas em todo o Brasil. Seu compromisso com a arte e a comunidade assegura que continuará a tocar corações e a inspirar músicos por muitos anos que virão.