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Escola Jacareí é finalista em prêmio nacional “Crianças mais Saudáveis”

(Foto: Divulgação/PMJ)

O município de Jacareí será representado na 6ª edição do Prêmio Nestlé “Crianças Mais Saudáveis”, com a participação do projeto “África em Nós”, da EMEF Aristeu José Turci (Chácaras Reunidas Igarapés). A escola é uma das cinco finalistas da Região Sudeste, e 25 do país.

O concurso existe desde 2018, incentivando hábitos mais saudáveis, por meio da Fundação Nestlé Brasil, que já premiou 50 projetos em escolas públicas de diversos municípios, a partir desta iniciativa.

Com propostas que buscam estimular ao menos um dos cinco hábitos saudáveis, pilares do Prêmio, as escolas vencedoras puderam tirar os sonhos do papel e transformá-los em ações contínuas, criativas e inovadoras.

Para este ano, as 10 escolas selecionadas receberão R$ 38 mil em benfeitorias, mentorias para a implantação dos projetos, além de kits para os 2 educadores autores.

O projeto “África em nós, que será o hábito saudável representado por Jacareí, pela EMEF Aristeu Turci”, tem como objetivo transformar a realidade vivida como a pauta principal na prática docente do educador comprometido.

“Vislumbrando não só a igualdade como a equidade em nossa sociedade, o olhar para uma educação consciente dos objetivos propostos pela Agenda 2030, tem sido uma preocupação em nossa cidade, que tem proporcionado momentos de reflexão sobre o tema”, diz a justificativa do projeto.

“Tais objetivos como saúde e bem-estar, o cuidado com o meio ambiente e, principalmente as questões relacionadas à diversidade, vem permeando nosso trabalho.

Já no primeiro semestre foi despertado o interesse dos alunos pela cultura africana e suas heranças no Brasil, ao explorar de forma teórica, os deslocamentos humanos vindo da África, sua chegada às Américas, o continente africano e suas diversidades, vestígios da escravidão, navios negreiros, entre outros”, explica a equipe da escola.

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Os educadores responsáveis pelo projeto destacam que a urgência na busca de uma educação antirracista, pautou a escolha do tema, com o intuito de conhecer para respeitar, zerar a incidência de atos e falas racistas em sala de aula, atingindo diretamente os alunos, e de maneira indireta a comunidade, relacionando e identificando diferenças e semelhanças entre as culturas, sua culinária, brincadeiras, mitos, buscando acima de tudo, o bem estar e o respeito à diversidade.

A meta é que os alunos reconheçam a cultura africana como elemento formador da cultura local, promovendo a integração da comunidade na escola, valorizando a cultura e possibilitando a utilização de recursos tecnológicos para pesquisa e interação com outras comunidades, focando sempre a importância do brincar.

Caderno de Receitas

Serão desenvolvidas várias atividades dentro do tema. Uma delas será a confecção de um caderno de receitas Brasil/África, reconhecendo nas receitas brasileiras, a influência das receitas de origem africana, como elemento formador da cultura local.

A turma será dividida em trios que serão responsáveis por pesquisar receitas da culinária africana e a similaridade com receitas brasileiras com a orientação da professora.

Em roda de conversa, os alunos irão socializar as receitas pesquisadas, explorar os locais de origem de cada uma delas e, por meio de votação, escolher uma das receitas para ser realizada em sala para degustação.

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