Os alunos da Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende, em Caçapava, tiveram uma experiência diferente nesta semana. É que a escola recebeu o projeto sociocultural ‘Educativo Itinerante Monet à Beira D´Água’, sobre a obra do pintor francês Claude Monet.
Com o auxílio da arte e tecnologia, os estudantes tiveram a experiência de acompanhar a visão e criações do pintor. A mostra foi dividida em três estações com a exploração dos sentidos da audição e visão.
Na primeira estação, os alunos viram as obras produzidas por Monet. Na segunda, literalmente, colocaram a mão na massa e tiveram a oportunidade de elaborar suas próprias pinturas. Na terceira, com o uso de óculos, viram as cartas que o artista francês contava a um amigo sobre o seu trabalho, além de demonstrar uma visão peculiar do mundo.
“Foi muito importante, porque vi a possibilidade da aprendizagem acontecer de maneira tão lúdica que os estudantes se viram dentro desse processo. Mergulhar na obra e ouvir uma narrativa do artista expondo seu sentimento foi um momento único e marcante, uma experiência incrível”, disse a diretora Mônica Maria Bueno da Silva.
O projeto, que é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado por empresas, foi concluído com uma apresentação musical dos estudantes.
Claude Monet
Claude Monet (1840-1926) foi expressivo pintor e um dos mais importantes representantes do Impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. Deixou um grande legado artístico, reconhecido até os dias atuais.