A tarde de sexta-feira (25) foi aguardada e especial para 55 professores recém-efetivados pela Prefeitura de São José dos Campos para atuarem nas escolas da rede de ensino municipal, do Infantil ao Fundamental e EJA.
Reunidos no Cefe (Centro de Formação do Educador), os 32 professores P1 e 23 professores P2 deram início à carreira como servidor público municipal com sentimento de gratidão.
Os educadores contratados participaram do concurso realizado em 2019. O professor 1 atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na Educação de Jovens e Adultos. Na modalidade P 2, os educadores lecionam a partir do 6º ano e nos anos finais da EJA.
De 2017 até hoje, a Prefeitura efetivou mais de 2.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.
Gratidão, fé e sonhos
Marianne de Paula é professora PD (Prazo Determinado) na rede municipal há nove anos, já passou por escolas e turmas diferentes, desafios de logística e também pela ansiedade da espera.
“Fiquei na expectativa e ansiedade e, nos acréscimos do segundo tempo, a convocação chegou. Agora é só agradecer a Deus, este ano tem sido incrível para mim, na vida pessoal e profissional. Vamos entrar para a Escola de Formação do Educador (EFE) e depois escolher nossa escola, estou muito feliz”, contou a professora de Geografia.
Vanessa Figueiredo Mathias de Andrade mora em São José dos Campos e até então trabalhava em Pindamonhangaba, tendo que enfrentar o desafio de pegar estrada diariamente e ficar distante das filhas gêmeas. Rotina que agora será diferente e, segundo ela, mais feliz.
“Chegou a minha hora, na minha cabeça só vem gratidão. A Deus, Nossa Senhora e à minha família que sempre apoiou, agora vou pagar promessa fazendo romaria até Aparecida. O meu sonho era poder voltar a trabalhar em São José e ficar perto da minha família, servir na minha cidade”, afirmou.
“O cargo efetivo dá uma segurança para nós, temos estabilidade e garantia de trabalho. Quero continuar estudando, na área de Educação, já trabalho como PD na EJA em São José e estou muito feliz em agora ser servidora efetiva”, disse Patrícia Naves.
Novo concurso
Atenção, professores interessados em fazer parte da rede de ensino municipal como servidor efetivo. A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta segunda-feira (28) as inscrições para o concurso público que visa preencher 26 vagas de professor da rede de ensino municipal.
Serão 10 vagas para professores da modalidade P1, que lecionam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos). E outras 16 vagas para profissionais da modalidade P2, que atuarão em escolas de ensino fundamental, a partir do 6º ano e nos anos finais da EJA.
O concurso para P2 vai selecionar professores de português, matemática, história, geografia, ciências, artes, educação física e inglês.
A inscrição deve ser feita pelo site da FGV, empresa organizadora do certame. O prazo termina em 5 de outubro, às 16h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 98,80. Os pedidos de isenção podem ser feitos até 16h da próxima quarta-feira (30).