publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prêmio Colmeia Bayer abre inscrições para projetos de inovação com ênfase em práticas ESG

Inscrições devem propor soluções para desafios estipulados pela multinacional; melhores projetos serão selecionados para o Nexus Hub, incubadora do Parque Tecnológico de São José

Esta é a terceira edição do prêmio, que seleciona projetos inovadores para receberem monitoria profissional tanto da Bayer SJC, quanto do Parque. Além de vagas para participar do Hub Nexus, incubadora do Parque Tecnológico de São José, considerada uma das melhores do mundo. (Foto: Divulgação)

Em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, a Bayer lança a terceira edição do Prêmio Colmeia Bayer, iniciativa que tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação da cidade. Assim como nos anos anteriores, em 2023 o prêmio irá propor desafios práticos e selecionar as melhores soluções, apresentadas por startups ou universitários.

Serão quatro desafios diferentes. A maioria deles apresenta uma pegada ambiental e tem como objetivo diminuição de resíduos ou emissão de CO2 em processos produtivos. O primeiro deles é desenvolver uma estratégia para diminuir os resíduos domésticos ou aumentar a reciclagem desses resíduos, fomentando a economia circular.

Já o desafio número dois está diretamente ligado ao cotidiano da Bayer. O participante deverá desenvolver abordagens para melhoria da gestão de resíduos sólidos na cadeia produtiva da indústria química. No terceiro desafio proposto pelo prêmio, os times precisam criar alternativas pra a redução do impacto de CO2 na cadeia logística.

Por último, o prêmio ainda oferece a oportunidade de propor uma tecnologia, via o aplicativo Microsoft Teams, que substitua o uso dos rádios no ambiente industrial. O objetivo, neste caso, é facilitar a comunicação nas operações normais e nas emergências, durante 24 horas por dia.

“São desafios que envolvem questões reais do cotidiano de uma unidade produtiva como a Bayer de São José dos Campos. Trata-se de uma parceria que coloca a Bayer como protagonista em um intercâmbio de conhecimento com a comunidade acadêmica e da inovação da cidade e região. Além disso, os desafios propostos ainda atendem importantes ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que estão relacionadas também à nossa atuação em São José”, afirma a gerente de Relações Industriais e Comunicação, Lilian Nogueira.

Candidatura e premiação
A abertura das inscrições acontece no dia 28. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição no site do Prêmio Colmeia Bayer. Os projetos poderão ser enviados até o dia 29 de setembro. Antes disso, no dia 5, os organizadores promoverão uma live para divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo.

Os projetos selecionados irão participar do programa Nexus Lab, no Parque Tecnológico de São José. O programa funciona como uma incubadora de startups e oferece toda estrutura física e de mentoria para que as empresas possam desenvolver todo o seu potencial. O resultado sairá no dia 5 de dezembro.

“O Prêmio Colmeia Bayer tem como objetivo fortalecer e melhorar negócios com base tecnológica, considerando os aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. O projeto oferecerá apoio através da aplicação de mentorias em ideias selecionadas que incorporem os desafios propostos e demonstrem originalidade na sua aplicação. Serão valorizadas ideias relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em práticas ESG”, afirma Luiz Carvalho, Coordenador de Projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Projeto selecionado já arrecadou R$ 300 mil
Selecionada na última edição do Prêmio Colmeia Bayer, a startup Gen&Vita conta com um inovador projeto para o desenvolvimento de um bioproduto com ação antifúndica para ser aplicado em cultivos orgânicos. À frente da empreitada, Aline Gonçalves afirma que a experiência permitiu grande aprendizado em mentorias e visitas às instalações da Bayer.

“Ser selecionado pelo Prêmio Colmeia Bayer nos deu a oportunidade de evoluir numa velocidade extraordinária. Os times da Bayer e do Parque Tecnológico foram fundamentais para que a gente alcançasse um novo patamar. Atualmente conseguimos um financiamento de aproximadamente R$ 300 mil da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para desenvolver esse produto. Mesmo assim, seguimos contando com o suporte da Bayer em consultoria”, afirma a mestranda em Biologia Industrial.

SERVIÇO
Abertura das inscrições: 28 de agosto
Site para inscrição: https://pqtec.org.br/premio-colmeia-bayer/

Botão Voltar ao topo