Duas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba estão vistoriando e orientando os moradores das 19 áreas de risco de escorregamentos de terra do município nesta segunda-feira (28/8). De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de 93,4 mm.
A ação ocorre em função de um aviso de risco moderado de movimento de massa emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A Defesa Civil ainda avisa que as chuvas continuam durante o dia inteiro com maiores acumulados na região Norte de Caraguatatuba, conforme a previsão do sistema de monitoramento Geopixel Monitor da Prefeitura.
Na sexta-feira (25), a Defesa Civil de Caraguatatuba também prestou atendimento às localidades mais afetadas pela ventania da última quinta-feira (24). Além do atendimento emergencial da Defesa Civil executando a poda de árvores, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também fez a limpeza nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O número funciona no regime de plantão de 24h.
Cocanha e Tamoios
Agentes do Departamento de Estrada de Rodagens de São Paulo (DER/SP) e da Polícia Militar Rodoviária estão monitorando um trecho da SP-55 com queda de barreira no sentido Ubatuba-Caraguatatuba, entre as praias da Cocanha e Mococa, na região norte do município. O trecho (Km 87 + 300) está parcialmente interditado em função do escorregamento de terra.
A Concessionária Tamoios informa que, por questões de segurança do usuário, a Serra Antiga está temporariamente interditada devido ao alto volume de chuvas. A interdição ocorreu por volta das 7h30 desta segunda-feira (28). O volume de chuva acumulado nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm, causando o risco de queda de barreiras no trecho. O trânsito está fluindo com Operação Especial pela Serra Nova.
O trânsito na Serra Nova flui através da Operação Comboio com Pare & Siga ora no sentido litoral, ora no sentido São José dos Campos, acompanhada por equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Concessionária Tamoios. Por determinação das autoridades, não é permitido trafegar pela Serra Nova em ambos os sentidos simultaneamente.
A liberação do fluxo para cada sentido ocorre mediante o volume de veículos. As equipes de sinalização estão posicionadas no km 64 (trecho de planalto) sentido litoral e no km 82 (trecho urbano de Caraguatatuba, próximo ao acesso para a Serra Nova) no sentido São José dos Campos. Mais informações pelo Twitter Tamoios, Rádio Web Tamoios, App Tamoios e site Tamoios.
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão monitoram o impacto da interdição nos trevos do Cemitério Municipal, no Indaiá, e do Poiares.
Transporte público
A Linha 406 – Jarguazinho/Hospital Regional foi temporariamente suspensa nesta segunda-feira (28/8), em decorrência da interdição da Serra Antiga da Tamoios devido ao alto volume de chuvas. Já a Linha 401 – Rio do Ouro/Cantagalo teve o itinerário desviado para Rua Irmã São Francisco (via do Atacadista Assaí).