Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, promoveu uma palestra sobre assédio na empresa Novametal, no Polo Industrial, para dezenas de funcionários no último dia 14. A palestra aconteceu em um evento que a SIPAT da empresa realizou e teve como objetivo chamar atenção das pessoas para o tema, cada vez mais presente no ambiente de trabalho.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, e a diretora de Mulher e Família, Luciana Simonetti, abordaram temas como assédio moral, sexual e institucional. A diretora Letícia também falou sobre o conceito de capacitismo, que é a discriminação de pessoas com deficiência.
“Abordar esse tema tão relevante e tão necessário nesse momento é muito importante e ver o engajamento do público foi muito bom”, disse Letícia. “É fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância do respeito ao outro, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra condição”, finaliza.
Já a diretora Luciana Simonetti diz que “o assédio no ambiente de trabalho é um problema que não pode ser tolerado. É preciso criar uma cultura de respeito para que todos possam trabalhar em um ambiente seguro e saudável”. A diretora ainda destacou que a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos é um canal de escuta que complementa os órgãos competentes, como o canal de escuta de Ouvidoria do Município, ministério público, comissão dos Direitos Humanos da OAB e os canais das empresas.
Segundo o responsável pela SIPAT, Sávio Arciprestti a empresa Novametal tem tomado atitudes para repreender essa prática no ambiente de trabalho, realizando Campanhas e palestras com essa temática além de disponibilizar, também, o canal de denúncia da empresa para todas os funcionários, sendo sigiloso qualquer tipo de denúncia.