Pinda investe em educação esportiva com apoio do judô

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelo esporte

Alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Ribeiro Vilela receberam uma aula demonstrativa de judô. (Foto: DivulgaçãoO

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, proporcionaram aos alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Ribeiro Vilela uma aula demonstrativa de judô na última semana. A iniciativa, que tem o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelo esporte, integra um projeto da Secretaria de Esportes em colaboração com as escolas estaduais da cidade.

Sob a orientação do professor de educação física e também técnico da equipe de competição de judô, sensei Fabrício Augusto dos Santos Evangelista, os alunos experimentaram uma imersão nos fundamentos da arte marcial milenar.

O projeto atualmente atende 58 alunos, com idades variando entre 6 e 17 anos, provenientes da comunidade do bairro Jardim Regina, onde estão localizadas tanto a escola municipal quanto a Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado.

A parceria entre as escolas do Estado e da Prefeitura, representadas pelos diretores Alessandro de Jesus Pereira e Wellington Souza Galdino, respectivamente, foi destacada pelo secretário de Esporte e Lazer, Everton Chinaqui, como um modelo de integração entre instituições educacionais. “O judô é um esporte completo que contribui para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças e jovens. Ao promover o desenvolvimento da coordenação motora, da força, da flexibilidade, do equilíbrio, da concentração, da disciplina, do respeito e da cooperação, o judô pode ajudar os alunos a ter um melhor desempenho escolar, a construir relacionamentos positivos com os colegas e os professores e a se tornarem cidadãos mais responsáveis e conscientes”, explicou.

Alunos participaram da demonstração. (Foto: Divulgaão)

Além da aula de judô, essas escolas têm trabalhado juntas em projetos sociais e culturais, demonstrando como a educação transcende os limites curriculares, buscando moldar cidadãos conscientes e comprometidos.

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